Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Caravana está regressando do Peru


Depois de enfrentar sete dias de baixas temperaturas, estradas sinuosas, falta de oxigênio e hábitos alimentares completamente diferentes, os oito integrantes da caravana "Fronteiras do Progresso" já estão a caminho de casa. Eles partiram de Ilo, no litoral peruano, na manhã de sábado (29), e devem chegar à Porto Velho na tarde desta terça-feira de feriado municipal na capital.

"Foram sete dias de muito sofrimento, não conhecíamos a estrada e nem os hábitos dos peruanos, mas estávamos bem preparados e cumprimos a nossa missão", disse o capitão PM Seixas, comandante do grupo, por telefone, à reportagem na noite de sexta-feira, quando chegaram na cidade de Ilo, principal porto peruano no Oceano Pacífico.

"Fronteiras do Progresso" é o nome da caravana que o Governo do Estado está preparando para ir ao Peru e Chile no final deste mês de outubro. Liderada pelo governador Ivo Cassol e formada por técnicos do governo, empresários interessados em negociar com o mercado andino e exportar para a Ásia, além de seguranças, imprensa e pessoal de apoio (médico, enfermeiro e mecânicos), a caravana definitiva partirá no próximo dia 26 de outubro, com previsão de viajar por terra através dos Andes até o Oceano Pacífico. "Vamos buscar novas oportunidades de negócios com este grande mercado formado pelos países da comunidade andina, além de abrir portas para o mercado asiático. Existe demanda de alimentos, madeira e sub-produtos da floresta, e nós temos o que eles precisam, principalmente a carne e derivados animais", disse o governador Ivo Cassol ao saber do retorno dos precursores.

No grupo precursor que fez o reconhecimento antes da viagem oficial estão militares da Polícia Militar, o secretário de Turismo Manoel Serra, um tradutor e um cinegrafista-fotógrafo. Assim que chegarem será preparado um relatório completo, indicando os pontos de maior perigo, rotas alternativas, postos de abastecimento, hotéis, restaurantes e locais de apoio, para que não hajam imprevistos quando a caravana seguir viagem. Segundo o tenente-coronel Lessa, chefe do Gabinete Militar, este é um procedimento padrão para resguardar a segurança e a integridade da autoridade maior do estado, o governador Ivo Cassol, e seus acompanhantes.

A caravana está sendo organizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico Social (Seapes) em parceria com entidades de classe e associações. Caso tenham interesse em participar da viagem, empresas e empresários poderão obter maiores informações através dos telefones 3216-5990 ou 3216-5976. A Seapes lembra que as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação correrão por conta dos interessados.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)