Segunda-feira, 1 de março de 2010 - 16h43
O subchefe da Casa Civil, ex-deputado federal, Nilton Capixaba, entregou, nesta segunda, 01, o caminhão AP2 contra incêndio, necessário para a atuação em aeroportos, ao Comandante do Corpo de Bombeiros de Cacoal, Tenente Coronel Reinaldo Mendes. O veículo é o item de segurança com maior valor do aeroporto, orçado em R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Até o momento foram investidos aproximadamente 20 milhões de reais na construção desta grande obra para Cacoal e região.
De acordo com Nilton Capixaba, o sonho projetado há 10 anos está se tornando realidade graças aos parceiros como a Copharc, Comissão Pró-Hospital e aeroporto de Cacoal, representantes políticos e principalmente do apoio incondicional do governador Ivo Cassol. “Passamos por muita humilhação, mas valeu a pena. Para entregar mais uma obra à população de Cacoal e ao povo de Rondônia passaria por todas as dificuldades novamente” destacou capixaba.
Curso de formação
Na oportunidade, teve início o curso de formação aos bombeiros militares que serão capacitados para trabalharem no aeroporto de Cacoal. Ao todo, 40 bombeiros dos municípios de Cacoal, Ji-paraná, Pimenta Bueno, Ouro Preto, Jaru, Vilhena e Porto Velho participam do curso ministrado por militares da Diretoria da Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro.
De acordo com o Sargento Jamilton e o Sub-Oficial Cleber, ambos da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica, o curso de especialização em combate a incêndio e salvamento (CESIS) visa preparar os profissionais para executarem as atividades operacionais especificas de prevenção, salvamento e combate a incêndio em aeródromos.
Os alunos serão capacitados em organização do SESCINC (Sessão de Combate a Incêndio), teoria contra incêndio, agentes extintores, noções de segurança do trabalho, proteção e segurança do aeródromo, conhecimento básico de aeronaves, instrução de verificação e aprendizagem nas aeronaves, tática de combate a incêndio e salvamento, primeiros socorros (teoria e pratica) e o emprego operacional dos equipamentos de salvamento e combate a incêndio durante os 11 dias de instrução.
Após a inauguração, prevista para o final de março, faltará apenas mais uma vistoria pela ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, para inspecionar os equipamentos instalados, como a esteira, o detector de metal, as câmeras, a conclusão da obra e a chegada do caminhão para comprovar a segurança no local.
“Está tudo pronto para inauguração. Vamos definir a data com o Governador Ivo Cassol. Para que o aeroporto receba aeronaves de grande porte é indispensável o cumprimento de todos estes requisitos” destacou o sargento da Aeronáutica.
Participaram da solenidade de aula inaugural e a entrega do caminhão, o secretário regional em Cacoal, Ademar de Oliveira, a prefeita em exercício de Cacoal, doutora Raquel de Carvalho, a ex-prefeita de Espigão do Oeste, Lúcia Tereza, a vereadora de Espigão, Cleane Rodrigues, a gerente do aeroporto, Shirley Borges, o Coronel BM Caetano do CB/RO, neste ato, representando o Comandante Geral do CBMRO, Ronaldo Nunes Pereira, além de diversas pessoas da sociedade civil.
Fonte: Paulo Henrique Silva SRT/RO 983
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)