Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Capacitação sobre elaboração de ementas no TCE-RO


Gente de Opinião

O instrutor Barbosa Netto esclareceu dúvidas dos
participantes sobre ementas e jurisprudência

Com o propósito de apresentar e debater aspectos relativos às diferenças nas estruturações e na elaboração de acórdãos e ementas, aconteceu na última segunda-feira (19), na sede do Tribunal de Contas, capacitação coordenada pela Escola Superior de Contas (Escon), com a presença de servidores de diversos setores do TCE-RO.

As orientações foram repassadas pelo instrutor Guilherme Barbosa Netto, que é auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), com formação em Ciências Econômicas, em Administração e em Direito, sendo ainda autor de obra-referência nesse assunto.

A capacitação com duração de 8 horas-aula foi aberta pelo diretor geral da Escon, Raimundo Oliveira Filho, que, de modo sucinto, falou do curso e apresentou o instrutor, destacando, entre outros atributos, sua competência e a grande experiência em pesquisa na elaboração de ementas e análise de jurisprudências.

Ao iniciar a capacitação, Barbosa Netto enfocou os estudos feitos dentro da temática abordada, citando, no caso específico dos Tribunais de Contas e do Judiciário os acórdãos, “onde se encontram vertidas as teses jurídicas que permeiam as decisões ali expressas”.

“Para produzirmos acórdãos, ementas, prestações de contas, tomadas de contas, entre tantas outras práticas que adotamos na administração pública, é necessário que tenhamos técnicos capacitados e embasamento legal. Posto isso, deve-se colocar em prática o conhecimento adquirido, pois só assim levaremos um serviço de qualidade para a população, que é o que se espera de nós”, disse.

EMENTAS

A respeito da elaboração das ementas e jurisprudências, o instrutor mencionou que esse procedimento pode ser classificado de várias formas, tanto no que se refere à ordem da apresentação, quanto à abrangência, ao tipo temático e à variedade de temas.

Falou ainda sobre os três tipos de ementas. A ementa simples são as que contêm apenas um enunciado, uma única tese jurídica a ser representada. Já as compostas consignam mais de um enunciado, em razão da existência de múltiplas teses jurídicas.

Por fim, a ementa tropicalizada trata de uma extensa verbetação, utilizando-se inclusive frases como verbetes.  Não é considerada tecnicamente uma ementa, assemelhando mais a um índice de palavras-chave, sendo desaconselhável como boa prática.

“A ementa para ser considerada com requisito jurisprudencial precisa apresentar clareza, fidelidade, concisão, proposição, completude, precisão, correção, independência e coerência”, concluiu.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)