Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Canosa discursa durante abertura da Conferência


Ao representar o governador Ivo Cassol na abertura da 3ª Conferência Estadual das Cidades, na manhã desta quinta-feira (20), o Coordenador Geral de Apoio à Governadoria, Carlos Canosa, destacou a importância do evento para garantir a igualdade de oportunidades nas áreas socioeconômico e educacional e também como forma de estimular o espírito associativista e o sentimento cívico da população, afastando o processo de desintegração social. A conferência acontece até esta sexta-feira, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho , sob a organização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), com a presença de representante do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal (CEF), dos 52 municípios rondonienses, de entidades de classe e estudantis.

Conforme a coordenadora Dolores da Costa, que representou o titular da Seplan, João Carlos Ribeiro, trata-se de uma oportunidade em que estão sendo discutidas questões de interesse das cidades rondonienses ao mesmo tempo em que são avaliadas e catalogadas as demandas levantadas nas conferências municipais realizadas de junho a agosto deste ano com vistas à solução para os graves problemas urbanos.

Em sua fala, Canosa reforçou que desde o primeiro o mandato o governador Cassol tem se empenhado na execução de programas, projetos e políticas públicas que contribuam para minimizar as dificuldades da população, principalmente das camadas mais carentes. “Esta é a marca registrada do governo Ivo Cassol. É claro que ainda há muito por fazer. Mas é inegável que já avançamos significativamente em todas as áreas da administração. E vamos avançar muito mais, porque o compromisso do governador é trabalhar para que Rondônia seja a nova fronteira do progresso”, afirmou.

Canosa ressaltou também que o progresso do Estado não pode ser simples produto das leis, mas resultar da somatória de forças da sociedade, levando-se em consideração suas características, época histórica e circunstância.

O primeiro painel, que teve como tema “A Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades”, foi proferido por Elisângela Menezes, representante do Ministério das Cidades, enquanto Everson Cezar Nascimento, da CEF, falou sobre “O Financiamento da Política de Desenvolvimento Urbano”; e o professor Isaías Vieira dos Santos, assessor-técnico da Prefeitura de Ariquemes, abordou “A Política de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades na visão dos municípios”.

O evento prosseguirá nesta sexta-feira, pela manhã e à tarde, encerrando-se com a entrega de certificados. Antes, haverá a eleição para escolha dos delegados que representarão Rondônia na 3ª Conferência Nacional que será realizada em Brasília, de 25 a 29 de novembro, sob o tema “Avançando na Gestão Democrática das Cidades” e o lema “Desenvolvimento Urbano com Participação Popular e Justiça Social”.

Fonte: DECOM 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

Agricultura fortalecida: deputada federal Cristiane Lopes viabiliza entrega de implementos e impulsiona produção rural em Jaru

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal

Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes recebe equipe da OCB para tratar de demandas do cooperativismo em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, representantes da equipe jurídica da Organização das Co

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)