Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Candidatos firmam compromisso contra a corrupção



‘Ato Cívico’ realizado na noite desta segunda-feira, pelo ‘Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política’, na sede da OAB-Rondônia, foi marcado pela assinatura do termo de compromisso contra o abuso de poder e a compra de votos. O documento, endossado pelos sete candidatos a prefeito de Porto Velho, também foi assinado pelo arcebispo de Porto Velho, don Moacir Grechi, e pelo presidente da Seccional Rondônia da OAB, Hélio Vieira. Os dois são testemunhas do acordo firmado pelos candidatos.

Em três horas de exposições, os candidatos apresentaram seus planos de governo e responderam a questões sobre saúde, saneamento, urbanização, moradia e educação. O debate foi aberto com a exposição do tema ‘Ética X Corrupção.

O candidato Alexandre Britto, do PTC, primeiro a falar do tema, iniciou sua fala criticando a lei que permite a reeleição sem desincompatibilização do cargo, que adjetivou como permissiva. As críticas foram para a reeleição e o nepotismo. “A reeleição é imoral porque favorece o candidato que está na situação. Já o nepotismo, apesar de ilegal, é prática comum em algumas gestões”, disse.

Davi Chiquilitto Erse, candidato do PC do B, o segundo candidato a falar sobre o tema, fez referência ao sociólogo ‘Betinho’, dizendo que ‘o Brasil tem fome de ética’. Segundo Erse, as lideranças políticas devem ser espelhos para a comunidade e por isso devem ser éticas.  ‘Do contrário, será sempre alimentado o famoso jeitinho brasileiro’.

Para Roberto Sobrinho, prefeito e candidato à reeleição pelo PT, terceiro candidato a falar, a ética começa na vida cotidiana e se estende à política, tornando-se fundamental para o trato com a coisa pública. O Candidato destacou ‘sua postura republicana’ frente ao jogo de interesse que ele atribuiu aos gestores anteriores.

O próximo candidato a discursar, professor Adilson Siqueira, do PSOL, deu ênfase para o favorecimento aos poderosos. Segundo ele, a maquina administrativa deve atender aos pobres, deixando de servir aos ricos. Siqueira defendeu o socialismo e se comprometeu a assumir a ética na prática administrativa.

Num rápido discurso o candidato pelo PSDB, Hamilton Casara, instigou os três poderes, cobrando maior harmonia entre suas ações. “Há uma aparente queda de braço entre o Legislativo, o Judiciário e o Executivo”. Casara também cobrou maior mobilização social para forçar os poderes a trabalharem em harmonia.

Lindomar Garçon, PV, sexto a usar a tribuna, direcionou seu discurso às ações repressivas da Polícia Federal. Além de elogiar o trabalho desenvolvido pela PF defendeu a extirpação da corrupção e elogiou a iniciativa da OAB e demais instituições que se movimentam contra a compra de votos.

O último a falar foi o médico Mauro Nazif, do PSB. Segundo ele, um prefeito ético é o que respeita o vice e não aceita envolvimento em superfaturamento em obras ou qualquer outro tipo de favorecimento pessoal ou partidário.

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)