Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Candidatos firmam compromisso contra a corrupção



‘Ato Cívico’ realizado na noite desta segunda-feira, pelo ‘Comitê de Combate a Corrupção Eleitoral e pela Ética na Política’, na sede da OAB-Rondônia, foi marcado pela assinatura do termo de compromisso contra o abuso de poder e a compra de votos. O documento, endossado pelos sete candidatos a prefeito de Porto Velho, também foi assinado pelo arcebispo de Porto Velho, don Moacir Grechi, e pelo presidente da Seccional Rondônia da OAB, Hélio Vieira. Os dois são testemunhas do acordo firmado pelos candidatos.

Em três horas de exposições, os candidatos apresentaram seus planos de governo e responderam a questões sobre saúde, saneamento, urbanização, moradia e educação. O debate foi aberto com a exposição do tema ‘Ética X Corrupção.

O candidato Alexandre Britto, do PTC, primeiro a falar do tema, iniciou sua fala criticando a lei que permite a reeleição sem desincompatibilização do cargo, que adjetivou como permissiva. As críticas foram para a reeleição e o nepotismo. “A reeleição é imoral porque favorece o candidato que está na situação. Já o nepotismo, apesar de ilegal, é prática comum em algumas gestões”, disse.

Davi Chiquilitto Erse, candidato do PC do B, o segundo candidato a falar sobre o tema, fez referência ao sociólogo ‘Betinho’, dizendo que ‘o Brasil tem fome de ética’. Segundo Erse, as lideranças políticas devem ser espelhos para a comunidade e por isso devem ser éticas.  ‘Do contrário, será sempre alimentado o famoso jeitinho brasileiro’.

Para Roberto Sobrinho, prefeito e candidato à reeleição pelo PT, terceiro candidato a falar, a ética começa na vida cotidiana e se estende à política, tornando-se fundamental para o trato com a coisa pública. O Candidato destacou ‘sua postura republicana’ frente ao jogo de interesse que ele atribuiu aos gestores anteriores.

O próximo candidato a discursar, professor Adilson Siqueira, do PSOL, deu ênfase para o favorecimento aos poderosos. Segundo ele, a maquina administrativa deve atender aos pobres, deixando de servir aos ricos. Siqueira defendeu o socialismo e se comprometeu a assumir a ética na prática administrativa.

Num rápido discurso o candidato pelo PSDB, Hamilton Casara, instigou os três poderes, cobrando maior harmonia entre suas ações. “Há uma aparente queda de braço entre o Legislativo, o Judiciário e o Executivo”. Casara também cobrou maior mobilização social para forçar os poderes a trabalharem em harmonia.

Lindomar Garçon, PV, sexto a usar a tribuna, direcionou seu discurso às ações repressivas da Polícia Federal. Além de elogiar o trabalho desenvolvido pela PF defendeu a extirpação da corrupção e elogiou a iniciativa da OAB e demais instituições que se movimentam contra a compra de votos.

O último a falar foi o médico Mauro Nazif, do PSB. Segundo ele, um prefeito ético é o que respeita o vice e não aceita envolvimento em superfaturamento em obras ou qualquer outro tipo de favorecimento pessoal ou partidário.

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)