Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Candidato ao Governo de Rondônia, Expedito Jr, tem candidatura negada pelo TRE


Candidato ao Governo de Rondônia, Expedito Jr,  tem candidatura negada pelo TRE  - Gente de Opinião
 Em julgamento encerrado há poucos minutos, o Plenário do TRE indeferiu, por maioria, o registro de candidatura de Expedito Gonçalves Ferreira Júnior (PSDB), para o cargo de Governador pela coligação “Unidos Para Avançar”, formada pelos partidos (PRB/PSC/PR/PTC/PSDB/PT do B), nas Eleições Gerais de 2010.

Segundo o Ministério Público Eleitoral, a questão da anterioridade e da presunção de inocência, no tocante à aplicação da Lei da Ficha Limpa, já foram superadas no âmbito da Corte Eleitoral de Rondônia. O Procurador Regional Eleitoral afirmou que a LC n.135/2010 não se trata de norma casuística, conforme alegou a defesa, e que não houve o cumprimento da pena, pois houve recurso por parte do impugnado, não havendo agravamento da pena quando da aplicação da Lei Complementar n.135.

A defesa de Expedito, durante sustentação oral afirmou: “Outros Tribunais Regionais Eleitorais deferiram registros de candidatura em casos semelhantes ao de Expedito, a questão já está sedimentada. A constituição construiu um conjunto de regras que resguardaram o cidadão, e entre elas está a garantia ao ato jurídico perfeito. Anexar uma nova penalidade, que é o que postula o impugnante, é ferir o devido processo lega,l o contraditório e a ampla defesa”.

O relator, Francisco Reginaldo, iniciou sua manifestação dizendo: “Extraí minhas convicções a partir das provas constantes dos autos”. O relator citou lição do professor Celso Antônio Bandeira de Melo, “(...)Desconsiderar um princípio é pior do que descumprir uma norma”.

O relator esclareceu que a ação objeto de análise é uma ação de investigação judicial eleitoral por abuso do poder econômico, cumulada com captação ilícita de sufrágio, impetrada por Acir Gurgacz, julgada procedente por este Regional.

O relator destacou que no caso dos autos, o impugnado foi condenado em sede de ação de Investigação Judicial Eleitoral à sanção de inelegibilidade pelo prazo de 3 anos a contar da eleição em que se verificou o ato abusivo, ou seja, eleição de 2006, exaurindo-se os efeitos da condenação em outubro de 2009. Assim, a aplicação da nova lei ao ora impugnado importaria em afronta à coisa julgada na medida que modificaria, principalmente, um prazo sancionatório especificamente fixado em decisão judicial, cujos efeitos já se exauriram sob a égide da lei antiga ou perderam seu objeto.

O eminente relator, Juiz Francisco Reginaldo Joca, reconheceu, em seu voto, que o art. 1º, inciso I, alínea “j” da Lei Complementa n. 135 é inaplicável ao caso concreto, na parte que prevê a inelegibilidade pelo prazo de 8 anos, a partir da eleição, nos casos em que a sanção de inelegibilidade já foi exaurida pelo decurso do tempo.

Ao final o relator encaminhou a votação pela improcedência das ações impugnativas e pelo deferimento do pedido de registro da candidatura de Expedito Gonçalves Junior ao cargo de Governador, pelo PSDB.

Iniciando a divergência, o Juiz Élcio Arruda se posicionou afirmando que o candidato possui contra si duas AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) e uma AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), e que no âmbito destas ações vislumbra a aplicação da LC n. 135/2010. Se pronunciou, ainda, dizendo que: “Nenhum princípio deve sobrepujar os anseios de uma sociedade que clama por moralidade e justiça”. Após a fundamentação de sua divergência, o Juiz Federal Élcio Arruda encaminhou a votação pelo provimento da impugnação e indeferimento do registro de Expedito Júnior.


Acompanharam a divergência e tese vencedora os Juízes Aldemir de Oliveira, João Adalberto Castro Alves, Desembargador Rowilson Teixeira e a Presidente Desembargadora Zelite Andrade Carneiro.

Vencidos o relator e o Juiz Paulo Rogério José.

Fonte: Ascom TRE-RO


 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)