Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara Municipal de Porto Velho homenageia o Fórum Popular de Mulheres e o Projeto Canta Mulher


Câmara Municipal de Porto Velho homenageia o Fórum Popular de Mulheres e o Projeto Canta Mulher - Gente de Opinião

Nesta segunda-feira (20/11), o Fórum Popular de Mulheres e o projeto Canta Mulher foram homenageados pela passagem dos seus 25 anos de projeto. A homenagem "moção de aplauso" foi proposta pela vereadora Elis Regina.

A história do Projeto Canta Mulher se conecta com a intensa mobilização e luta das mulheres no Município de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Quando em 1992 nasce no município de Porto Velho o Fórum Popular de Mulheres, um grupo de mulheres feministas que se juntavam durante as atividades do Dia 08 de Março-Dia Internacional da Mulher, numa agenda organizada pela Sociedade Civil, Ong`s e Sindicatos.

Sua criação foi motivada por um grupo de mulheres e feministas militantes dos movimentos de mulheres, movimentos sociais, sindicais e Ongs que pautavam na esteira de suas ações a luta em defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e defendiam o Direito à Vida sem violência, a moradia, a saúde, a educação e o meio ambiente sustentável.

O Fórum organizou e coordenou muitas as reuniões de grupos de mulheres, oficinas, marchas e passeatas pelas ruas da cidade, desenvolveu inúmeras campanhas de enfrentamento a violência contra a mulher. Como rede de articulação das lutas em defesa da mulher, o Fórum contou com a valiosa contribuição e apoio de organizações sociais que atuavam na capital, a exemplo do Centro de Educação e Assessoria Popular(CEAP) do Centro de Pesquisa em Populações Tradicionais (CPPT Cuniã), dos sindicatos como: Sindicatos dos Bancários(SEEB), dos Urbanitários(SINDUR), dos Telefônicos(SINTEL), dos Professores(SINTERO) e da Central Única dos Trabalhadores(CUT-RO), além das comunidades religiosas, empresas (UNIMED) e a imprensa local.

As ações do Fórum ganhou adesão das comunidades e da sociedade local, com isso, a pauta de reivindicações sobre os direitos da mulher ganhou forma, conteúdo e visibilidade.

No mesmo ano, descobrimos um grande veículo de informação, interação e difusão da comunicação capaz de potencializar e ampliar a adesão da sociedade as causas em defesa dos Direitos Humanos das Mulheres: a arte, a cultura, a musica.

Assim surge o Projeto “Canta Mulher”, criado pelo Fórum Popular de Mulheres, com objetivo de promover através da cultura e da arte, a visibilidade das demandas sociais inerentes à mulher, revelando a sua condição feminina no cotidiano da sociedade brasileira.

A iniciativa buscou integrar atividades socioculturais, resgatando obras musicais de compositores e compositoras em nível local, regional e nacional, que traziam uma linguagem poética de respeito e solidariedade às questões que envolvem as relações sociais entre homens e mulheres na sociedade. Alem de disso, o projeto resgatou e valorizou nesse universo, a mulher, a artista, a voz feminina na arte do canto, reinventando o mundo da poesia e da musica nas canções brasileiras.

O Projeto traz na sua história de 25 anos, uma série de acontecimentos culturais que fortalecem, além do ativismo artístico, social e cultural, registra um cenário musical na memória de Porto Velho, consolidando a dinâmica musical no universo da arte e da cultura. Torna-se, portanto, um ponto de encontro entre a música, às mulheres e a arte, numa viagem sonora de harmônicos instrumentos que ecoam sob a luz da cidade e sob o brilho da voz feminina.

O Canta Mulher desponta num recorde de produção de eventos musicais, tornando-se uma referência para a composição da história da arte e da música em Porto Velho. A iniciativa inaugura a agenda cultural de Porto Velho, se engaja pela história e memória de muitas mulheres, artistas, compositoras e intérpretes, que numa só voz, invocam “um canto pela Paz”, marcando a cena de mulheres que passeiam pelo palco da noite, da arte e da vida.

O Projeto Canta Mulher é realizado durante as comemorações do Dia 08 de Março- Dia Internacional da Mulher, articulando ações integradas no fomento da cultura local e do Desenvolvimento Regional. Desde sua primeira edição, o Projeto Canta Mulher é realizado com a fiel parceria do SISTEMA FECORMÉRCIO/SESC-Rondônia e diversas Instituições da sociedade civil, como sindicatos e ONGs como: Sindicatos dos Bancários(SEEB), dos Urbanitários(SINDUR), dos Telefônicos(SINTEL), dos Professores(SINTERO) e da Central Única dos Trabalhadores(CUT-RO), CPPT Cuniã.

CANTA MULHER 25 Anos: “um canto Pela Paz”

Esse ano o objetivo do projeto foi realizar a Agenda Cultural Canta Mulher: 25 Anos- “um canto pela Paz”, visando à difusão da cultura local e regional, produzida por mulheres na Amazônia, fortalecendo a participação feminina no contexto do Desenvolvimento Local.

Entre paralelas, numa roda viva, o canto delas, mistura linguagens musicais espalhando poesias, arte e harmonia, seguem pela esquina do tempo, em trilhos sonoros, revelando memórias e canções para rosas, mulheres de Holanda e Chiquinha Gonzaga em sensíveis partituras. Ganha volume, de corpo e alma, com mulheres de todos os cantos, com muita fascinação, corre pelas águas de março semeando solidariedade num sonhos Brasis e Gracias a la vida ecoam um canto pela paz!

Fonte: Coordenação Fórum Popular de Mulheres e Projeto Canta Mulher / Jornalista Edgar Melo

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)