Segunda-feira, 5 de abril de 2010 - 17h59
A Câmara Municipal de Vereadores da Capital, aprovou hoje, pela primeira vez em décadas, projeto de lei de iniciativa popular desapropriando áreas de terra de particulares para atender a interesse social de dezenas de pequenos proprietários rurais do entorno da cidade.
Originado de mais 13 mil assinaturas, o projeto de lei 2.647/2010 foi acolhido por 14 vereadores que o subscreveram e o discutiram hoje em duas sessões quando recebeu a aprovação de 15 vereadores. Só o vereador Jean Oliveira estava ausente.
Entre outros objetivos, a nova lei a ser sancionada pelo prefeito Roberto Sobrinho espera possibilitar a suspensão de liminar concedida pela justiça estadual despejando os pequenos produtores rurais que, há anos, ocupam pacificamente a área.
O projeto de lei propunha, inicialmente, a desapropriação de dois terrenos da área de expansão da cidade, pertencente nominalmente a dois proprietários privados, - Cerâmica Porto Velho Ltda e Espólio de Fouad Dawuich Zacharias – perfazendo cerca de 60 hectares.
Uma emenda apresentada em conjunto pelos vereadores, reduziu essa pretensão para somente, a área ocupada pelas famílias. O poder executivo ficou autorizado a promover um cadastramento das famílias existentes e a topografia dos terrenos ocupados para efeito indenizatório.
Para que essa matéria fosse discutida e votada hoje em dois turnos, os vereadores a apresentaram em regime de extrema urgência. As sessões contaram com maciça presença dos produtores e moradores das áreas, lideranças e advogados e foram dirigidas pelo vereador Hermínio Coelho(PT) presidente da Casa.
Fonte: Osmar Silva
Presidente da Alero parabeniza ações da Escola do Legislativo de Rondônia durante a 8ª Expobur
Durante a realização da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) em Buritis, a Assembleia Legislativa de Rondônia, por meio da Escola
Deputados aprovam mais de R$ 16 milhões para segurança pública e atendimento socioeducativo
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária, quatro projetos de lei ordinária (PLOs) que autorizam a abertura de cré
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO) voltou a cobrar c
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér