Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Câmara de Porto Velho arquiva projetos da Zona Azul


Câmara de Porto Velho arquiva projetos da Zona Azul - Gente de OpiniãoA Câmara Municipal de Porto Velho retirou da pauta de votação da sessão ordinária de ontem, segunda-feira 25, os Projetos de Lei Complementar nos 683 e 684, que, respectivamente, tratava dos serviços funerários no município e implantação da Zona Azul. Os projetos foram retirados de pauta a pedido do próprio Executivo Municipal e arquivado e voltarão à pauta depois de uma ampla reformulação.

Desde que chegou à Câmara, os dois já enfrentavam resistência de boa parte dos vereadores. Polêmicos, os PLC foram pouco discutidos e as reuniões que ocorreram com os secretários municipais e representantes das categorias atingidas, não logrou um entendimento. Muitos vereadores defenderam a tese de que a aprovação dos dois projetos significaria retrocesso ao município.

O vereador Everaldo Fogaça (PTB) foi um dos primeiros a anunciar oficialmente contra o Projeto do estacionamento rotativo. Segundo ele, a Prefeitura iria criar mais uma taxa, aumentando a carga tributária já paga pelo contribuinte, sem qualquer tipo de contrapartida. “Do jeito que a cidade está, não vejo com bons olhos a criação de um serviço que vai cobrar taxas altamente abusivas”, comentou.

O vereador Alécio Costa ressaltou que não iria aprovar o projeto da zona sul enquanto não fosse resolvido a questão do transporte coletivo. “Se a prefeitura não cobrar dos empresários que detém a concessão dos ônibus providencias para o efetivo cumprimento de suas obrigações, no sentido de implementar melhorias no serviço prestado à população esse projeto da zona azul não tem meu voto favorável e acredito que esta Câmara também não aprovará”, justificou o parlamentar.

Um dos grandes problemas destacados pelos vereadores que também são contrários à implantação da Zona Azul é a possibilidade de queda nas vendas do centro comercial da 7 de Setembro, com a fuga de consumidores para o shopping Porto Velho, onde a tarifa pelo estacionamento é bem mais em conta, possui boa oferta de vagas, sem falar que é um local bem mais atrativo.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)