Quarta-feira, 7 de outubro de 2009 - 17h47
A Câmara aprovou ontem a Medida Provisória 466/09, que muda as regras dos serviços de energia elétrica nos sistemas isolados. Hoje, 97 % do território nacional é interligado por redes de energia, exceto os estados do Norte.
Na região, existem 277 sistemas isolados, que produzem eletricidade para os municípios por meio de termelétricas movidas a óleo. A MP pretende incentivar a integração dessas áreas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), para dar mais segurança de fornecimento e reduzir os custos de geração nesses locais.
No texto da MP 466 foi aprovado também a emenda do deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que viabiliza a construção do gasoduto Urucu/Porto Velho. O projeto Gás Natural de Urucu para Geração Termoelétrica visa garantir o fornecimento de energia elétrica aos Estados do Amazonas, Rondônia e Acre, a partir da utilização do gás natural proveniente da bacia do Solimões, no Estado do Amazonas, em substituição ao óleo combustível.
Segundo a Petrobras, as reservas de gás existentes naquela região totalizam mais de 100 bilhões de metros cúbicos. O consumo para a termogeração permitirá uma redução do preço da energia elétrica praticado na região, que hoje é de aproximadamente R$ 200 megawatt/hora (MWh) para cerca de R$ 80 MWh.
Outra vantagem apontada pelo deputado Valverde com o gasoduto é que o gás é menos agressivo ao meio ambiente que a queima de diesel, utilizado hoje para o funcionamento das termos.
Segundo o parlamentar petista, as pesquisas mostram que os custos para pagar a construção do gasoduto seriam pagos com a economia feita ao longos dos anos na aquisição do diesel, já que, ressaltou Valverde, o uso interno e posterior escoamento para as demais regiões do país, mostram que o empreendimento é viável e terá retorno garantido. “ A preservação ambiental e ligado ao crescimento econômico é um ideário aos que pensam no desenvolvimento sustentável para a região”, disse.
Outro argumento defendido pelo deputado Valverde é quanto ao aproveitamento do gás. Segundo ele, toda a produção do gás natural será utilizada no abastecimento de energia elétrica na região.
Fonte: Leila Denise
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)