Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Calor e falta de assistência médica municipal contribuem com demanda em Hospitais



A falta de uma unidade municipal de assistência médica infantil para os casos de baixa complexidade, aliada às altas temperaturas, tem gerado transtornos ao Hospital Infantil Cosme e Damião em Porto Velho. De acordo com a diretora, Marilene Penatti, a unidade referência para o atendimento infantil na Capital tem capacidade para 59 crianças, mas diariamente tem atendido a mais de 200, a maioria com problemas que poderiam ser resolvidos em unidades de pronto atendimento do município.

“Sabemos que a mudança de clima acarreta vários problemas para as crianças, aumentando a demanda hospitalar. Por isso, se houvesse contrapartida do município no sentido de oferecer o atendimento básico o Cosme e Damião não enfrentaria esta superlotação”, explicou a diretora.

A diretora considera que o fato de se tratar de uma unidade de saúde pública não justifica estardalhaço, considerando que a administração estadual tem buscado melhorar o atendimento com investimentos em construção de hospitais, compra de equipamentos, contratação e capacitação de profissionais, enquanto a demanda também tem aumentado cada vez mais como reflexo do processo de desenvolvimento do Estado. Ainda segundo ela, no feriado de 21 de abril foram colocados três pediatras de plantão e outros cinco ficaram responsáveis pela visita.

O secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, reforçou a preocupação da diretora do Hospital Cosme e Damião afirmando que o Estado tem feito sua parte com o propósito de melhorar a assistência médica, não só construindo hospitais, a exemplo do Regional de Cacoal, cujas obras foram retomadas depois de ficarem mais de 18 anos paradas, mas também ampliando os leitos do Pronto Socorro João II e do Hospital de Base. “Outra iniciativa da administração estadual será a construção do novo prédio do Cosme e Damião nas proximidades do Hospital de Base”, lembrou o secretário, ressaltando que o atendimento com qualidade é prioridade do Estado, e isso requer também que cada um faça sua tarefa.

Fonte: Veronilda Lima

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)