Segunda-feira, 27 de setembro de 2010 - 15h19
O governador João Cahúlla, candidato à reeleição pelo PPS, foi o único a não comparecer à 6ª Conferência Estadual dos Trabalhadores em Educação, evento realizado pelo Sintero em Porto Velho para discutir a elaboração dos Planos de Educação do Estado e dos Municípios.
Cahúlla, assim como os demais candidatos a governador, foi convidado formalmente pela direção do Sintero para apresentar suas propostas para a educação, bem como assinar um termo de compromisso com a educação, cujo conteúdo foi previamente submetido às respectivas assessorias.
Embora tenha sido convidado através do ofício número 0247/2010, assinado pelo presidente interino do Sintero Manoel Rodrigues da Silva, encaminhado à assessoria do candidato e recebido no dia 06/09, conforme protocolo de recebimento assinado pelo secretário Chefe da Casa Civil Guilherme Erse, Cahúlla não deu a devida importância ao evento.
Juntamente com o convite para participar do evento, o Sintero encaminhou a todos os candidatos um termo de compromisso contendo os itens mais urgentes da educação no Estado. Todos os candidatos assinaram o referido termo, exceto Cahúlla.
Os professores e técnicos administrativos de todo o Estado que estavam na Conferência consideraram a recusa de Cahúla uma falta de respeito com os profissionais da educação e falta de compromisso do candidato com a educação do Estado.
“Como nós podemos confiar em um candidato que sequer tem propostas para a educação?”, questionou a servidora Maria de Fátima, quer, como todos os demais, lamentaram a ausência de Cahúlla. Para esses trabalhadores, o candidato perdeu uma oportunidade importante para reverter a imagem de governo que é contra a educação.
A direção do Sintero também lamentou a ausência do candidato. “Fizemos todo o trabalho, reservamos tempos iguais para todos os candidatos, enviamos ofícios a todos eles, e encaminhamos uma cópia à Justiça Eleitoral. Os demais candidatos compareceram, tiveram o seu tempo e aproveitaram a oportunidade. Infelizmente o governador João Cahúlla não demonstrou o mesmo respeito e a mesma consideração com a educação, e isso foi sentido pelos mais de 300 conferencistas”, disse Manoel Rodrigues, presidente interino do Sintero.
![]() |
Fonte: Ascom/Sintero
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia
Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)