Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cahúlla não apresenta proposta nem assina compromisso com a educação


 

O governador João Cahúlla, candidato à reeleição pelo PPS, foi o único a não comparecer à 6ª Conferência Estadual dos Trabalhadores em Educação, evento realizado pelo Sintero em Porto Velho para discutir a elaboração dos Planos de Educação do Estado e dos Municípios.

Cahúlla, assim como os demais candidatos a governador, foi convidado formalmente pela direção do Sintero para apresentar suas propostas para a educação, bem como assinar um termo de compromisso com a educação, cujo conteúdo foi previamente submetido às respectivas assessorias.

Embora tenha sido convidado através do ofício número 0247/2010, assinado pelo presidente interino do Sintero Manoel Rodrigues da Silva, encaminhado à assessoria do candidato e recebido no dia 06/09, conforme protocolo de recebimento assinado pelo secretário Chefe da Casa Civil Guilherme Erse, Cahúlla não deu a devida importância ao evento.

Juntamente com o convite para participar do evento, o Sintero encaminhou a todos os candidatos um termo de compromisso contendo os itens mais urgentes da educação no Estado. Todos os candidatos assinaram o referido termo, exceto Cahúlla.

Os professores e técnicos administrativos de todo o Estado que estavam na Conferência consideraram a recusa de Cahúla uma falta de respeito com os profissionais da educação e falta de compromisso do candidato com a educação do Estado.

“Como nós podemos confiar em um candidato que sequer tem propostas para a educação?”, questionou a servidora Maria de Fátima, quer, como todos os demais, lamentaram a ausência de Cahúlla. Para esses trabalhadores, o candidato perdeu uma oportunidade importante para reverter a imagem de governo que é contra a educação.

A direção do Sintero também lamentou a ausência do candidato. “Fizemos todo o trabalho, reservamos tempos iguais para todos os candidatos, enviamos ofícios a todos eles, e encaminhamos uma cópia à Justiça Eleitoral. Os demais candidatos compareceram, tiveram o seu tempo e aproveitaram a oportunidade. Infelizmente o governador João Cahúlla não demonstrou o mesmo respeito e a mesma consideração com a educação, e isso foi sentido pelos mais de 300 conferencistas”, disse Manoel Rodrigues, presidente interino do Sintero.

 

Cahúlla não apresenta proposta nem assina compromisso com a educação - Gente de Opinião



Fonte: Ascom/Sintero
 

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Delegado Camargo destaca a entrega de 38 veículos para APAEs de Rondônia

Em entrevista recente, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) relembrou uma das principais ações do início de seu mandato: a destinação

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)