Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cahulla firma convênio com BB liberando R$ 15 milhões para a safra de café



O apoio ao aumento da produção agropecuária é prioridade para o Governo do Estado, que tem investido para assegurar o homem no campo, produzindo e sustentando com dignidade a sua família. E a agricultura familiar tem recebido atenção especial, com programas como o Promec, que oferece cinco horas máquinas gratuitamente, o Semear, o Pró-Leite e o Pró-Peixe. Na tarde desta quinta-feira (22), o governador João Cahulla fez mais uma ação que beneficia o setor produtivo do Estado, ao firmar convênio com o Banco do Brasil que disponibilizou R$ 15 milhões em linhas de crédito para os produtores de café de Rondônia. 

“O preço do café sofreu uma queda e cabe ao Governo buscar alternativas que possam minimizar essas perdas e, principalmente, assegurar que os produtores continuem acreditando e produzindo. Lidar com a agricultura não é fácil e temos que apoiar quem produz alimento e retira da terra o seu sustento e o de sua família”, explicou Cahulla. 

Participaram do ato de assinatura, no gabinete do Palácio Presidente Vargas, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Reinaldo Yokoyama, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), o secretário executivo da Emater, Sorrival de Lima, o superintendente da Conab, Everaldo Santos e o diretor técnico da Agência Idaron, Leandro Petró. 

Reinaldo Yokoyama informou que os recursos serão da linha Pronaf/Custeio, com taxas que variam de 1,5% a 5,5%, de acordo com o volume financiado. “Para acessar o crédito, os agricultores devem procurar a Emater, sindicatos ou empresas de assistência técnica para a elaboração de proposta, que deverá ser encaminhada a uma agência do Banco do Brasil”, disse o superintendente, acrescentando que “somente serão contemplados com o crédito os produtores que ainda não receberam linhas de custeio para a safra, com área de até quatro módulos fiscais e com Declaração de Aptidão ao Pronaf”. 

O secretário da Seagri anunciou que os recursos liberados serão utilizados para a colheita e comercialização da safra 2009/10 e que as operações serão quitadas até 30/12/2010. “É uma garantia a mais para o produtor e um apoio importante para a colheita e comercialização da safra. É o Governo preocupado em assegurar mercado atraente aos nossos produtores”, completou Evaldo. 

Cahulla cobrou da Conab garantias para a compra da safra e ouviu do superintendente do órgão que as operações de compra envolvem café acima do tipo 7. “É importante que seja feita uma amostragem e identificada a qualidade média do produto, para que sejam estabelecidas as regras de compra”, sugeriu o dirigente da Conab. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)