Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cahulla entrega barcos e veículos a comunidades indígenas, quilombolas e RENs


 
O vice- governador de Rondônia, João Cahulla, acompanhado da secretária de Estado a Educação, Marli Cahulla, fez a entrega na tarde desta quarta-feira (10), na Escola Major Guapindaia, de veículos e barcos com motores para a comunidade indígena beneficiando as etnias Tupari, Aruá, Makurap, Campé, Canoé e Arikapú do município de Alta Floresta; Cabixi, Campe, Canoé, Cão Oro At, Cassupá, Jaboti, Makurap, Oro At Oro Eo, Oro Mon, Oro Não, Oro Waje, Oro Waam, Oro Xijein, Oro Wari, Aruá pertencentes ao município de Guajará-Mirim e Karipuna de Porto Velho. Os barcos serão utilizados no transporte de alunos e professores para a escola. Segundo o vice-governador Cahulla as regiões contempladas com o barco são de difícil acesso.

“Levar educação a regiões de difícil acesso não é tarefa simples. Em nosso governo priorizamos as visitas in loco, para assim conhecermos a realidade de perto destas comunidades indígenas e quando lá chegamos vimos a importância que tem esse meio de transporte”, salientou Cahulla.

As comunidades quilombolas também foram beneficiadas. “Estamos entregando hoje um barco motor e carreta para atender os quilombolas do distrito de Rolim de Moura do Guaporé em Alta Floresta, do Forte Príncipe da Beira e Surpresa em Costa Marques e Pedras Negras e Santa Fé em São Francisco do Guaporé”, reforçou o vice-governador.

João Cahulla entregou ainda às Representações de Ensino de Pimenta Bueno, Urupá, Cacoal, Guajará-Mirim e Rolim de Moura uma caminhonete para cada e as Secretarias Regionais de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto d’Oeste, Rolim de Moura, São Francisco e Vilhena um veículo tipo gol cada uma.

“Um investimento total de um milhão e trezentos e setenta e três mil reais, que irá beneficiar estas comunidades dando acesso à educação e tudo com recursos próprios”, ressaltou o vice-governador.

Conforme a secretária Marli Cahulla, isso é resultado de muito trabalho e grandes parcerias. “Este é um dos diferenciais neste governo que priorizou a educação como um todo”, disse Marli Cahulla.

Em seu discurso, a secretária falou dos grandes investimentos que o governo tem feito na educação e destacou que já está sendo encaminhado projeto de lei à Assembléia Legislativa que contempla uma gratificação de 200 reais para o professor de sala de aula e um aumento de 4,5% nos salários dos servidores da educação.

“Não era isso que gostaríamos de estar anunciando hoje, e sim mais do que isso, porém é o que podemos este momento. Temos garantido escolas mais confortáveis e adequadas, formação e capacitação de professores, dando acesso à educação a comunidades que vivem em áreas de difícil acesso e tudo isso é investimento e é benefício, mas não para por aqui o governo continuará investindo mais e mais”, finalizou Marli Cahulla. 

Fonte: MEIRY SANTOS

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)