Terça-feira, 27 de julho de 2010 - 17h21
O Ato Cívico pela Ética na Política da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), terá a participação de todos os candidatos ao governo do Estado. Os candidatos João Aparecido Cahulla (PPS) e Confúcio Aires Moura (PMDB), que ainda não haviam confirmado a presença, já disseram sim ao convite da Seccional.
O ato Cívico, segundo o presidente da OAB-RO, Hélio Vieira, é uma oportunidade para que o eleitor comece a acompanhar a trajetória dos candidatos durante a campanha e no transcurso dos mandatos dos eleitos. Para Hélio Vieira, somado à Lei da Ficha Limpa, o ato cívico representa o olhar atento da sociedade à conduta dos candidatos.
A iniciativa da OAB e de várias entidades que fazem parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) foi elogiada por todos os candidatos ao confirmarem participação. Além dos candidatos e dirigentes partidários, devem participar do ato, advogados, representantes da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral, da Arquidiocese de Porto Velho, de sindicatos e demais segmentos dos movimentos sociais.
O candidato do PMDB, Confúcio Moura, por exemplo, afirma que reconhece a força e a importância da iniciativa. Segundo ele, o ato acontece no momento em que o Brasil luta pela moralização da política. “É, portanto, uma ação republicana que, de maneira legal e civilizada, repreende políticos carreiristas e corruptos. É uma ação que retrata a vontade da sociedade civil, um grito popular contra tantos desmandos e maus exemplos de determinados políticos. Em fim, é um paradigma novo pela ação política”, avalia.
Sobre a participação dos candidatos no ato, o vice-presidente da OAB, Ivan Machiavelli, fez a seguinte declaração: “o candidato que não comparecer ou se recusar a firmar o termo de compromisso por uma campanha limpa, sem compra de voto, demonstra que não tem apreço pela ética na condução das suas atividades políticas. Logo não merece voto”.
O ato cívico acontece às 18h do próximo dia 30, sexta-feira, no auditório Agenor de Carvalho, na sede da OAB. Cada candidato terá direito a 10 minutos para falar sobre ética na política e como pretende administrar o Estado. Ao final do evento, os candidatos serão convidados a assinar o termo contra corrupção e abuso de poder econômico.
Após o ato na OAB-RO, acontece, no Clube dos Advogados, o Ato-Show pela Cidadania com o cantor Nasi, ex-vocalista da banda Ira.
Fonte: Ascom OAB
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)