Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Cahulla defende Governo municipalista e reafirma compromissos em debate na TV



Durante debate promovido pela Rede TV Rondônia na noite desta terça-feira (14), o candidato a governador João Cahulla declarou que em seu futuro mandato dará continuidade à política municipalista e reafirmou os compromissos e as prioridades de sua futura gestão. “Seremos parceiros dos municípios e de entidades dos mais diferentes setores, como temos feitos nos últimos anos. Vamos reforçar o Fitha, liberandoCahulla defende Governo municipalista e reafirma compromissos em debate na TV - Gente de Opinião mais recursos aos municípios para melhoria das estradas, ampliar o transporte escolar, o Cidade Limpa, e outros programas que executamos em parcerias com todas as prefeituras, pois é nos municípios onde estão os problemas”, disse Cahulla, que respondeu aos questionamentos do mediador do debate, jornalista Adão Gomes, de eleitores e dos adversários.

Cahulla reafirmou o compromisso de continuar investindo na agricultura, em infraestrutura, segurança pública, saúde e educação. “Muitos foi feito, Rondônia avançou muito, mas é preciso avançar ainda mais e nós temos compromisso, experiência, responsabilidade e uma equipe afinada e capaz de seguir adiante com essa transformação do Estado”, completou.

Agricultura fortalecida - “Investimos na agricultura e muito. Nossa produção cresceu e muito. Nosso bom momento se deve ao nosso setor produtivo. Recentemente, entregamos 107 tratores para a Emater. Distribuímos sementes, horas máquinas gratuitas, calcário, projeto Inseminar e a Emater presente junto ao homem do campo. Mas, nosso compromisso é o de fazer mais e quero fortalecer as parcerias com os produtores para em quatro anos dobrar a nossa produção”, declarou.

Saúde regionalizada – Cahulla destacou que a saúde será priorizada e que a regionalização é fundamental. “Nosso projeto é um novo hospital em Ariquemes e novo pronto socorro na Zona Leste de Porto Velho, para junto com a prefeitura da capital levar saúde para a população. A saúde melhorou muito, temos problemas, mas avançou e avançou muito. Em 2003, eram 10 leitos de UTI, hoje são 127. Vamos colocar o hospital regional de Cacoal em funcionamento e com mais médicos, equipamentos e unidades, vamos fazer muito mais pela saúde”, disse ele, acrescentando o seu agradecimento a todos os profissionais de saúde que fazem um grande trabalho.

O candidato disse que a atenção básica é responsabilidade dos municípios, mas o Estado é parceiro, como [e feito hoje. “O Estado é parceiro, quer ajudar aos prefeitos. Saúde é prioridade, precisa ser tratada com responsabilidade e não se faz saúde sem União, Estado e municípios juntos”.

Mais segurança para Rondônia - Outro tema debatido por Cahulla foi a segurança pública; segundo ele, a realidade é que a violência cresce no país. “Nosso Governo tem aparelhado as polícias, melhorado as condições de trabalho. Mais de 3.000 policiais militares foram contratados, mais viaturas, armamentos, coletes e equipamentos. No meu Governo, instalei 14 barreiras nas fronteiras, para segurar o maior problema da criminalidade: a droga. A luta contra as drogas é uma prioridade, pois 70% dos crimes hoje estão ligados ao consumo ou tráfico de entorpecentes. A nossa polícia será cada vez mais valorizada e vamos trabalhar permanentemente. Nosso povo merece uma segurança cada vez melhor”, afirmou.

O candidato também falou sobre o trabalho de aumento das vagas dos presídios e reclamou que administrações anteriores não investiram no setor carcerário e impuseram à gestão Cassol/Cahulla um trabalho de reconstrução do sistema prisional. “Desde 2006 que não temos mortes no Urso Branco. Temos gargalos e um deles é Vilhena e outro é Jaru. Sabemos dos problemas e estamos fazendo parcerias com a União e com recursos próprios. Vamos também investir na ressocialização. Em Ariquemes e Buritis, estamos construindo novos presídios. Na nossa gestão temos presídios pacificados e vamos fazer ainda mais”, observou.

Políticos ficha suja nas eleições – Cahulla também abordou a implantação da ficha limpa nessas eleições, uma iniciativa popular que hoje gera expectativas na sociedade para a sua aplicação, impedindo que políticos cassados e com problemas na justiça sejam candidatos. “Na realidade, temos que condenar as práticas que levam as compras de votos, prometer e não cumprir. Eu sou ficha limpa e quero falar aos eleitores para punir os fichas sujas nas urnas. Quem não respeita as leis eleitorais, não irá respeitar os recursos públicos”, assegurou.

Cahulla também criticou as propostas mirabolantes e milagrosas dos seus oponentes. “Aqui, os problemas são resolvidos pelos adversários em um ou dois anos, ou até em menos tempo. Sabem que não é possível cumprir o que prometem, mas ignoram isso. É preciso que o eleitor veja quem tem proposta concreta, que pode ser colocada em prática”.

Finalizando, Cahulla declarou que “política se faz com razão e com o coração. Meu mandato só serve para fazer o bem, é assim que quero continuar governando. Se preciso, vou governar sim com a espada na mão para defender o nosso povo. No meu palanque, no meu grupo, não tem espaço para corruptos e por isso quero o seu voto para uma Rondônia cada vez melhor”.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom