Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cahulla assegura continuidade de Governo equilibrado para Rondônia avançar mais


Cahulla assegura continuidade de Governo equilibrado para Rondônia avançar mais - Gente de Opinião

Durante debate na TV Rondônia, afiliada da Rede Globo, na noite desta terça-feira (28), o candidato a governador João Cahulla assegurou a continuidade de uma administração equilibrada e responsável para que Rondônia continue no caminho do desenvolvimento para avançar mais. “Não podemos voltar ao passado sombrio e de indefinição. Por isso, Rondônia sabe que as melhores propostas e os compromissos viáveis estão sendo apresentados por nossa candidatura, com equilíbrio e responsabilidade, respeitando a população”, declarou Cahulla ao final do último debate televisivo antes do primeiro turno.

Questionado sobre a paralisação das obras de tratamento de água da capital, o candidato esclareceu que falta boa vontade ao Ministério das Cidades. “Com base numa acusação política de um vereador da capital, adversário nosso, as obras estão paradas. O Governo do Estado sabe contratar, sabe licitar e sabe fazer. Nós sabemos e faremos os ajustes necessários para que as obras sejam retomadas. Não temos nenhuma obra parada e a Caixa Econômica também é e gestora e vamos resolver logo isso”, disse ele, acrescentando que o mesmo vereador não se posicionou sobre a paralisação na construção das populares e dos viadutos da capital.

Sobre a saúde, Cahulla informou que a atenção básica cabe aos municípios. “Assumimos um Estado com 380 médicos e hoje temos 890. Na capital, quero ampliar o atendimento, fazendo um pronto-socorro na Zona Leste com 150 leitos, em parceria com a prefeitura da capital. Também vamos colocar em pleno funcionamento o Hospital Regional de Cacoal, que cumprimos a nossa parte, fazendo a obra civil, mas a União não cumpriu a sua, de repassar os recursos para a compra dos equipamentos”, declarou.

Sobre a valorização dos servidores estaduais, Cahulla assegurou que nos últimos anos todas as categorias foram tratadas com respeito e que o seu futuro mandato dará continuidade à política de valorização e melhoria salarial. Ele rebateu as acusações do candidato do PMDB, que insinuou que o Estado deu aumento aos servidores abaixo do índice da inflação. “Os nossos servidores receberam aumento e Plano de Cargos e Salários. Lá em Ariquemes, onde o senhor foi prefeito, o salário do professor é a metade do pago pelo Estado. Somente no Estado o senhor será capaz de fazer melhoria salarial? Pagamos em dia, recontratamos mais de 10 mil servidores e tudo o que for economizado com a transposição será revertido em aumento aos servidores”, afirmou.

Cahulla questionou o candidato do PSDB sobre o papel de seu candidato a vice-governador, num eventual Governo da dupla. “A população precisa está atenta e saber que o Miguel de Souza era vice do Bianco, que demitiu mais de 10 mil servidores e ele não fez nada para impedir. Na Secretaria de Agricultura, foi um desastre, se limitando a fazer um trabalho somente na capital. É por isso que não podemos deixar o Estado cair em mãos erradas”, observou.

O candidato reafirmou que vai investir no setor produtivo, com ampliação dos programas da Emater e outros benefícios aos produtores. “Vou trabalhar com o produtor para dobrar a nossa produção agrícola”, garantiu.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)