Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cahulla assegura continuidade de Governo equilibrado para Rondônia avançar mais


Cahulla assegura continuidade de Governo equilibrado para Rondônia avançar mais - Gente de Opinião

Durante debate na TV Rondônia, afiliada da Rede Globo, na noite desta terça-feira (28), o candidato a governador João Cahulla assegurou a continuidade de uma administração equilibrada e responsável para que Rondônia continue no caminho do desenvolvimento para avançar mais. “Não podemos voltar ao passado sombrio e de indefinição. Por isso, Rondônia sabe que as melhores propostas e os compromissos viáveis estão sendo apresentados por nossa candidatura, com equilíbrio e responsabilidade, respeitando a população”, declarou Cahulla ao final do último debate televisivo antes do primeiro turno.

Questionado sobre a paralisação das obras de tratamento de água da capital, o candidato esclareceu que falta boa vontade ao Ministério das Cidades. “Com base numa acusação política de um vereador da capital, adversário nosso, as obras estão paradas. O Governo do Estado sabe contratar, sabe licitar e sabe fazer. Nós sabemos e faremos os ajustes necessários para que as obras sejam retomadas. Não temos nenhuma obra parada e a Caixa Econômica também é e gestora e vamos resolver logo isso”, disse ele, acrescentando que o mesmo vereador não se posicionou sobre a paralisação na construção das populares e dos viadutos da capital.

Sobre a saúde, Cahulla informou que a atenção básica cabe aos municípios. “Assumimos um Estado com 380 médicos e hoje temos 890. Na capital, quero ampliar o atendimento, fazendo um pronto-socorro na Zona Leste com 150 leitos, em parceria com a prefeitura da capital. Também vamos colocar em pleno funcionamento o Hospital Regional de Cacoal, que cumprimos a nossa parte, fazendo a obra civil, mas a União não cumpriu a sua, de repassar os recursos para a compra dos equipamentos”, declarou.

Sobre a valorização dos servidores estaduais, Cahulla assegurou que nos últimos anos todas as categorias foram tratadas com respeito e que o seu futuro mandato dará continuidade à política de valorização e melhoria salarial. Ele rebateu as acusações do candidato do PMDB, que insinuou que o Estado deu aumento aos servidores abaixo do índice da inflação. “Os nossos servidores receberam aumento e Plano de Cargos e Salários. Lá em Ariquemes, onde o senhor foi prefeito, o salário do professor é a metade do pago pelo Estado. Somente no Estado o senhor será capaz de fazer melhoria salarial? Pagamos em dia, recontratamos mais de 10 mil servidores e tudo o que for economizado com a transposição será revertido em aumento aos servidores”, afirmou.

Cahulla questionou o candidato do PSDB sobre o papel de seu candidato a vice-governador, num eventual Governo da dupla. “A população precisa está atenta e saber que o Miguel de Souza era vice do Bianco, que demitiu mais de 10 mil servidores e ele não fez nada para impedir. Na Secretaria de Agricultura, foi um desastre, se limitando a fazer um trabalho somente na capital. É por isso que não podemos deixar o Estado cair em mãos erradas”, observou.

O candidato reafirmou que vai investir no setor produtivo, com ampliação dos programas da Emater e outros benefícios aos produtores. “Vou trabalhar com o produtor para dobrar a nossa produção agrícola”, garantiu.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Elero participa do 1º Feirão do Emprego e oferece 65 cursos gratuitos para qualificação profissional

Elero participa do 1º Feirão do Emprego e oferece 65 cursos gratuitos para qualificação profissional

A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) marcou presença no 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, realizado nesta segunda-feira (11) no Ginásio

SEINFRA inicia operação Tapa-Buracos em Porto Velho, anuncia vereador Everaldo Fogaça

SEINFRA inicia operação Tapa-Buracos em Porto Velho, anuncia vereador Everaldo Fogaça

Porto Velho começou a receber nesta semana os serviços de operação Tapa-Buracos realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA). O

Deputada Cristiane Lopes coordena o Projeto Defesa Lilás em Porto Velho e fortalece o protagonismo feminino na política rondoniense

Deputada Cristiane Lopes coordena o Projeto Defesa Lilás em Porto Velho e fortalece o protagonismo feminino na política rondoniense

O evento reforça que investir na formação e no empoderamento feminino é essencial para uma política mais diversa, inclusiva e representativa, que re

PL do Corpo de Bombeiros, que otimiza processo seletivo para temporários, é aprovado na Alero

PL do Corpo de Bombeiros, que otimiza processo seletivo para temporários, é aprovado na Alero

O Projeto de Lei (PL) 889/25, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em plenário na sessão desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa de

Gente de Opinião Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)