Sábado, 10 de outubro de 2009 - 14h55
A Secretaria de Ação Social e Trabalho, com o intuito de celebrar e comemorar o Dia da Criança, realizou uma manhã de lazer, com crianças dos pólos do PETI do Bairro Vista Alegre e do Distrito do Riozinho. Aproximadamente 170 crianças participaram das atividades. O evento aconteceu na igreja São Cristovão, no Bairro Jardim Bandeirantes.
De acordo com a secretária de ação social, Bella Borghi, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), visa afastar crianças e adolescentes do trabalho precoce. “Nosso objetivo é erradicar o trabalho infantil nas atividades perigosas, insalubres, penosas ou degradantes nas zonas urbana e rural, possibilitando também o acesso, a permanência e o bom desempenho nas escolas” destacou.
O programa é destinado às famílias com renda de até meio salário mínimo na faixa etária de 7 a 14 anos, objetivando aumentar o tempo de permanência nas escolas, e incentivando o desenvolvimento de potencialidades das crianças.
A coordenadora do Programa, Maria A. Folgado Alves, salienta que ao mesmo tempo em que se comemora o dia da criança, são desenvolvidas diversas ações voltadas para conscientização. “Palestras, recreação, lazer, teatro, danças são acompanhadas por professores capacitados e profissionais especializados” destacou.
O Prefeito Padre Franco Vialetto (PT) ressalta a importância do programa para as crianças que se preparam para o futuro em total harmonia familiar. “É importante que todas as pessoas lutem para que não possamos ver mais criança e adolescentes sem escola, saúde e lazer”, concluiu o prefeito.
O programa Pró-Jovem, Programa Nacional de Inclusão de Jovens, também foi contemplado com atividades alusivas ao dia da criança.
Saiba como surgiu o dia da criança no Brasil
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada.
A estratégia deu certa, pois desde então o dia das crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Fonte: Paulo Henrique Silva SRT/RO 983
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)