Sábado, 10 de outubro de 2009 - 14h55
A Secretaria de Ação Social e Trabalho, com o intuito de celebrar e comemorar o Dia da Criança, realizou uma manhã de lazer, com crianças dos pólos do PETI do Bairro Vista Alegre e do Distrito do Riozinho. Aproximadamente 170 crianças participaram das atividades. O evento aconteceu na igreja São Cristovão, no Bairro Jardim Bandeirantes.
De acordo com a secretária de ação social, Bella Borghi, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), visa afastar crianças e adolescentes do trabalho precoce. “Nosso objetivo é erradicar o trabalho infantil nas atividades perigosas, insalubres, penosas ou degradantes nas zonas urbana e rural, possibilitando também o acesso, a permanência e o bom desempenho nas escolas” destacou.
O programa é destinado às famílias com renda de até meio salário mínimo na faixa etária de 7 a 14 anos, objetivando aumentar o tempo de permanência nas escolas, e incentivando o desenvolvimento de potencialidades das crianças.
A coordenadora do Programa, Maria A. Folgado Alves, salienta que ao mesmo tempo em que se comemora o dia da criança, são desenvolvidas diversas ações voltadas para conscientização. “Palestras, recreação, lazer, teatro, danças são acompanhadas por professores capacitados e profissionais especializados” destacou.
O Prefeito Padre Franco Vialetto (PT) ressalta a importância do programa para as crianças que se preparam para o futuro em total harmonia familiar. “É importante que todas as pessoas lutem para que não possamos ver mais criança e adolescentes sem escola, saúde e lazer”, concluiu o prefeito.
O programa Pró-Jovem, Programa Nacional de Inclusão de Jovens, também foi contemplado com atividades alusivas ao dia da criança.
Saiba como surgiu o dia da criança no Brasil
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada.
A estratégia deu certa, pois desde então o dia das crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Fonte: Paulo Henrique Silva SRT/RO 983
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)