Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Brasileiros se armam para enfrentar bolivianos na fronteira



Brasileiros se armam para enfrentar bolivianos na fronteira Informações de criação de milícias de brasileiros para reagir contra ações de bolivianos preocupam autoridades brasileiras. Segundo os moradores da área de fronteira entre a Bolívia e o município de Capixaba, distante 117 km da capital, um grupo de bolivianos exige pagamento dos brasileiros, uma espécie de taxa de permanência, além de cobrar R$ 50 por cabeça de gado que os brasileiros possuam.

No meio desta semana, um desses grupos teria arrombado o cadeado de uma propriedade e se apropriado de motosserras e outros instrumentos de trabalho. A ação desencadeou a revolta dos brasileiros que se armaram contra os bolivianos. O grupo de cem brasileiros armados e decididos a caçar os bolivianos estaria preparado para entrar em ação a qualquer momento.

A informação levou a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) a buscar solução para o problema. De Rio Branco, ela conversou por telefone com a chefe da Divisão Consular do Itamaraty, Luisa Lopes. “Não interessa nem ao Brasil nem à Bolívia um incidente diplomático. Tenho certeza de que todas as providências legais e cabíveis foram e estão sendo tomadas.

Um confronto armado só dificulta a negociação. Vamos notificar as autoridades bolivianas para que ajam com mais rigor contra os bolivianos que estão exercendo essa pressão sobre os brasileiros, mesmo porque se alguma morte ocorrer no local dificilmente os bolivianos aceitarão a permanência dos brasileiros em solo boliviano e muitos não querem voltar para o Brasil”, afirmou a deputada comunista.

Na agenda de Perpétua Almeida está a reunião com a comitiva do Itamaraty e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Incra, que será realizada no próximo dia 27, com o objetivo de solucionar o problema.

Os dados do Incra mostram que 43 famílias já foram assentadas em território acreano e outras oito aguardam apenas a conclusão das casas que estão sendo construídas no Projeto de Assentamento Triunfo. A mudança está prevista para o próximo dia 23.

Para as 273 famílias que ainda residem na Vila Evo Morales, as inscrições para o assentamento em solo acreano começará ainda no mês de julho, embora a estimativa aponte para a insuficiência de terra disponível, apesar das desistências que sempre ocorrem. Existem 86 lotes preparados para receber essas famílias. Em Cobija por exemplo, das 19 famílias cadastradas, 15 compareceram para fazer a inscrição e apenas oito aceitaram a transferência para o Brasil.

De acordo com o superintendente do Incra, das 550 famílias identificadas pelo levantamento acompanhado pelo Consulado Sazonal, 300 estão dentro dos critérios de beneficiários da reforma agrária. “Os módulos do Incra variam de dez a 12 hectares. Alguns brasileiros exigem no mínimo cem hectares, o que está totalmente fora das nossas possibilidades e das regras da reforma agrária.

É isso que está entravando a solução. Porque são pessoas que nem aceitam ser assentadas nos módulos do Incra, nem aceitam a oferta do governo boliviano de assentá-los em áreas fora da fronteira”, salientou o superintendente do Incra, Taumaturgo Neto. De acordo com o Itamaraty, os que não aceitam as alternativas propostas terão que assinar um documento de que se submeterão às regras bolivianas.

Fonte: Jornal A Tribuna do estado do Acre

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou nesta quarta-feira (25) de uma importante reunião no Palácio do Governo, no gabinete do go

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de R

Deputado Alan Queiroz propõe isenção de ICMS para mototaxistas na compra de motos novas

Deputado Alan Queiroz propõe isenção de ICMS para mototaxistas na compra de motos novas

O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), a adoção de providências para conceder a isenção do

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)