Segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 - 15h12
Devido às reservas de petróleo que possui e ao patrimônio biológico da Amazônia, o Brasil precisa de uma estratégia de defesa eficiente. A opinião é do presidente Lula, que, em seu programa de rádio Café com o Presidente de hoje (22), garantiu que não se refere a guerras.
"Um país que acaba de descobrir reservas imensas de petróleo em águas profundas, que tem a Amazônia para defender, precisa montar uma estratégia de defesa não pensando em guerra, mas pensando em se defender mesmo. Em garantir o seu patrimônio, em garantir a tranqüilidade da sociedade brasileira", disse.
Lula se encontra hoje com o presidente da França, Nicolas Sarkozi, no Rio de Janeiro. Entre os planos de cooperação a serem acertados, está a compra de caças para a Força Aérea Brasileira. Os presidentes aproveitam a ocasião para promoverem o Ano da França no Brasil, a exemplo de iniciativa semelhante já realizada pelos franceses.
O presidente Lula disse que o Ministério da Defesa precisa ser melhor estruturado e aparelhado. "É um projeto a longo prazo, não é uma coisa que vai acontecer em dois dias ou em dois anos. O Brasil precisa estar efetivamente preparado."
Ele fez uma homenagem ao sindicalista e seringueiro Chico Mendes, que foi assassinado em Xapuri (AC) há 20 anos.
"Ele defendia não a floresta por defender a floresta. O Chico defendia era um jeito moderno do povo que mora na floresta sobreviver, explorando adeqüadamente as riquezas produzidas pela natureza. Quando ele foi assassinado é que o Brasil tomou consciência de que tinha uma liderança extremamente importante, anônima", afirmou Lula.
Segundo o petista, o Brasil ainda possui "muitos Chico Mendes", em diversas áreas de atuação. Para Lula, personalidades como estas precisam ser "preservadas, cuidadas" para serem valorizadas.
Fonte: Eduardo Militão/Congresso em Foco
Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár
Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra
Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância
A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu