Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bombeiros Mirins terão treinamento e farda completa de Soldado do Fogo


 
O diretor do Curso de Formação de Bombeiro Mirim em Porto Velho, coronel Lioberto Ubirajara Caetano, informou que os bombeiros mirins terão equipamento e farda completa, para os exercícios e operações. “Eles terão tudo o que um Bombeiro Militar precisa para trabalhar. Os equipamentos, uniforme completo e o treinamento serão iguais para qualquer aluno regular que vai ser Bombeiro da Corporação”, garantiu o coronel.

Segundo ele, mais de R$ 280 mil foram investidos com recursos enviados de Brasília, do Fundo Nacional de Segurança Pública, para o treinamento dos Bombeiros Mirins, e que desde 2008 o projeto foi montado para ser efetivado neste ano. “Estamos muito satisfeitos. Sabemos que muitas crianças que entrarão no curso podem num futuro seguir na carreira, e abraçar a profissão de bombeiro militar da Corporação”, salientou.

O treinamento será monitorado por um oficial dos Bombeiros, e quatro aspirantes oficiais. Os alunos Bombeiros Mirins terão também acompanhamento de um psicólogo, e cumprirão várias disciplinas que estão também no currículo do soldado bombeiro. “Salvamento em altura, Combate à Incêndio, Defesa Civil, Busca e Salvamento, Vistoria Técnica são algumas das matérias que serão vistas entre outras disciplinas”, confirmou o diretor de Formação.

O curso de brigadistas mirins pretende formar este ano 100 ‘bombeirinhos’, em mais de 240 horas de capacitação, que deve ter outras edições na capital, em anos subseqüentes. Em Guajará-Mirim, já estão na quinta edição do curso, que forma a cada ano uma média de 30 bombeirinhos naquela cidade.

O projeto de Formação de Bombeiros Mirins também é realizado para os Festivais de Praia de Região, como os de Fortaleza do Abunã, e Jaci-Paraná. Este ano o Projeto Verão Limpo, que tem o curso de Bombeirinhos Ribeirinhos, vai atender também comunidades como Nova Mamoré, Pimenteiras e Costa Marques.

O edital de convocação para o curso em Porto Velho está no site do Corpo de Bombeiros. Basta acessar no link www.cbm.ro.gov.br, e a pessoa pode ter todas as informações sobre como fazer parte do projeto dos Bombeiros Mirins.

O Coronel Caetano enfatiza que o prazo para as inscrições está terminando, e, que os interessados no Curso devem procurar a sede da Corporação para devidas informações.

Fonte: Decom


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

Alta do diesel pressiona campo e Ismael Crispin cobra medidas para proteger setor produtivo em RO

O aumento do preço do diesel tem agravado a situação do setor produtivo em Rondônia e levado o deputado estadual Ismael Crispin (PP) a intensificar

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Ieda Chaves defende mais mulheres nos espaços de poder em encontro na DPE-RO

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi a convidada especial, na última quinta-feira (19), em uma

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)