Segunda-feira, 28 de junho de 2010 - 15h23
Terminou na sexta-feira, 25, a capacitação para técnicos dos 52 municípios de Rondônia que atuam como entrevistadores dos beneficiários do Programa Bolsa Família e Cadastro Único. O curso, que teve início da última terça-feira, 22, aconteceu no Centro de Treinamento Governador Jorge Teixeira (Centrer) em Ouro Preto do Oeste.
De acordo com o secretário de Estado de Assistência Social, Sebastião Calegari Filho, o curso foi realizado em duas turmas, tendo em vista que o atendimento aos usuários não pode ser interrompido. "O treinamento foi de suma importância porque as informações obtidas por esses profissionais subsidiam as políticas públicas e sociais", observou o titular da Seas.
Segundo a coordenadora estadual do Bolsa Família, Rosemary Valentim Marra, que integra a equipe técnica da Seas, o cadastro único para programas sociais está iniciando uma nova etapa. “É fundamental quem atua com essas ações estar sempre se capacitando”, observou ela.
A proposta é implementar os novos formulários de coleta de dados, visando o aperfeiçoamento e eficácia na obtenção das informações das pessoas atendidas. "Além da qualificação do pessoal, estamos buscando a uniformização de conceitos e padronização da forma de entrevista", informou Rosemary. “Dessa forma, consolida - se uma metodologia que visa uniformatizar a formação dos entrevistadores e padronização dos procedimentos em todo o Brasil”, esclareceu.
CadÚnico - O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é a base de informações sobre as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. É a partir desse banco de dados que é feita a seleção de beneficiários de alguns programas voltados para famílias de baixa renda, em especial o Bolsa Família.
As prefeituras por meio dos gestores municipais desse programa de transferência de renda são responsáveis pela identificação e cadastramento das famílias pobres e extremamente pobres do município. Daí, portanto, a necessidade de estarem sempre se capacitando para essa missão.
Fonte: João Albuquerque
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes