Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Bolsa Família atende mais de 20 mil beneficiários em Porto Velho


 
A prefeitura de Porto Velho faz um balanço dos sete anos do Programa Bolsa Família, criado pelo Governo Federal em outubro de 2003 e realizado em parceria com os municípios de todo o país. Na capital rondoniense, 23 mil famílias são atendidas atualmente. Quando o prefeito Roberto Sobrinho iniciou sua gestão em 2005, apenas cinco mil famílias recebiam o benefício.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Benedita Nascimento, o Bolsa Família, representa inclusão social, produtividade e a retirada de milhares de pessoas de uma situação de vulnerabilidade. “Também representa a capacidade que a prefeitura tem de desenvolver estratégias no âmbito da atenção social básica para alcançar os menos favorecidos”, acrescenta.

Como principais benefícios do Bolsa Família para as pessoas assistidas, Benedita Nascimento destaca a capacidade de superar a situação de pobreza e miséria, segurança alimentar, mais saúde e educação de qualidade. Ela diz que o poder público não se limita apenas em contribuir financeiramente, mas desenvolve um conjunto de ações para garantir a autonomia financeira das famílias beneficiadas.

As famílias cadastradas são acompanhadas por cinco Centros de Assistência Social em Porto Velho, através do trabalho de psicólogos e assistentes sociais, para que cumpram todos os requisitos e alcancem toda amplitude do programa. “As crianças precisam estar estudando e com no mínimo 75% de frequência; devem também passar por avaliação periódica de saúde”, afirma a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Mônica Sampaio. Já os pais, segundo Mônica, são inseridos em programas de qualificação profissional.

Objetivo

O objetivo do Bolsa Família, segundo Mônica Sampaio, é erradicar a miséria no Brasil, melhorando a qualidade de vida das pessoas. “Não se trata de um programa assistencialista. Ele é o peixe da assistência social, pois livra milhares de crianças do trabalho infantil e garante a emancipação econômica das famílias”, salienta.

Como o nome já diz, o Bolsa Família é para atender famílias em estado de vulnerabilidade social, cuja renda per capta seja de até R$ 140,00. “O programa é apenas um suporte oferecido aos beneficiados, enquanto aprendem a andar com as próprias pernas”, diz Mônica. Com a criação do Bolsa Família, a prefeitura não mais necessita fazer distribuição de cestas básicas, como ocorria no passado.

Recadastramento

Mônica Sampaio informa que a prefeitura está em fase de atualização de cadastros das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, todas devem procurar a secretaria municipal de Assistência Social (Semas), na Avenida Presidente Dutra, entre Carlos Gomes e Dom Pedro II, centro, das 8 às 14 horas. Quem não comparecer para atualizar os dados cadastrais terá o benefício suspenso automaticamente.

Indicadores

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Bolsa Família responde por 16% de queda da desigualdade de renda e diminuição de quase um terço da extrema pobreza no Brasil nos últimos anos. O programa também aponta efeitos positivos como matrícula, permanência e aumento do índice de aprovação escolar, ampliação das consultas de pré-natal, vacinação em dia das crianças e qualificação profissional, dentre outros benefícios.

Fonte:  Augusto José
 

Mais Sobre Política

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Deputado indica necessidade da continuação do pagamento do auxílio-covid aos profissionais da segurança pública e saúde

Preocupado com o crescimento dos casos de infecção pela Covid-19, o deputado estadual Anderson Pereira (Republicanos) encaminhou ao governador do es

Recursos serão investidos em construção e melhorias de espaços para a prática de esporte e lazer nos municípios

Recursos serão investidos em construção e melhorias de espaços para a prática de esporte e lazer nos municípios

O deputado Cirone está liberando mais de R$ 8 milhões para execução de obras. “Os espaços destinados a prática do esporte e lazer dão vida à cidade,

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Na manhã deste sábado, 25 de junho, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC), juntamente com o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, deputad

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), esteve neste domingo no distrito de São Domingos, pertence