Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bizarrus completa 10 anos e faz última apresentação



Bizarrus comove participantes da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública em Brasília

Na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – Conseg, encerrada em Brasília neste fim de semana, Rondônia mostrou que a arte é capaz de mudar vidas. E foi no teatro que egressos do sistema prisional rondoniense emocionaram cerca de 250 pessoas que assistiram à última apresentação do renomado Espetáculo Bizarrus. 

A peça, encenada na noite da última sexta-feira (28) no Salão Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, retratou as histórias de vida e realidades vividas por cada um dos atores antes e depois da prisão. Na ocasião, estiveram prestigiando o evento o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Airton Michels, e o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Damásio. Reeducandos do regime fechado de Belo Horizonte também foram espectadores. 

“A vida de preso não é mole não, cara! As pessoas te olham como você fosse um lixo!... Fiquei drogado e como um filho para vir ao mundo... virei a lata de lixo da sociedade!... De volta ao convívio social, tenho medo! Medo de ser discriminado, de não ser amado!”, esses e outros relatos fortes e sob muita emoção revelam a dificuldade, o transtorno, a violência e as máscaras de cada um. 

Dos 13 ex-presidiários que formam o Grupo Teatral Sem Nexo Com Plexo, Wanderley Borges é o único que ainda cumpre pena em regime fechado, atualmente na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro em Porto Velho. “Antes do Bizarrus eu achava que para mim tudo tinha acabado. A pena era alta e pensei que já tinha perdido meus valores. Com esse trabalho descobri que minha vida não tinha acabado e comecei a resgatar meus valores", relatou. 

Ovacionado pelo público após a apresentação, o Grupo fez um bate-papo com os participantes da 1ª Conseg, ocasião onde destacaram o alto nível de profissionalismo e brilhantismo dos atores e do projeto. 


10 anos reabilitando através da arte que chega ao fim 

Fruto do “Projeto Reabilitando Através da Arte”, uma parceria entre o Sest-Senat, Governo de Rondônia, Banco da Amazônia e Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Porto Velho, Bizarrus completou 10 anos. Nesse tempo, foram mais de 50 mil espectadores, na maioria estudantes de escolas públicas, alvos do projeto e de uma campanha anti-drogas. 

"Bizarrus tem dupla conotação: é algo clássico, nobre, de estilo. É também definido como excêntrico, louco e pouco comum. Na peça mostramos esses dois lados da história de cada um, com ritmo, magia, poesia e cenas fortes. Isso é Bizarrus!", conceituou o diretor. 

A grandeza do projeto chamou a atenção da mídia nacional, como aconteceu no Fantástico, G1, O Globo, Portal Terra e outros, os quais destacaram o trabalho de reinserção social promovido pela iniciativa. 

O Espetáculo na 1ª Conseg marcou não somente os 10 anos desse trabalho, como também o anúncio do seu fim. “Começamos esse projeto na raça, e vamos terminar na raça”, revelou Felice se referindo à falta de patrocínio e às diversas dificuldades enfrentadas para que a peça fosse apresentada com os recursos necessários. 

“Para nós, é uma honra encerrarmos esse trabalho com uma grande apresentação, em um grande evento como é a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública”, finalizou o diretor.

Fonte: Luiz Alexandre/Sejus

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a contratação de médicos neurologistas para atuar no Ho

Deputada Federal Cristiane Lopes solicita urgência no restabelecimento do Sistema de Cadastro Ambiental Rural-SICAR em Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes solicita urgência no restabelecimento do Sistema de Cadastro Ambiental Rural-SICAR em Rondônia

Em uma iniciativa para garantir os direitos dos produtores rurais e moradores do campo em Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)