Sábado, 21 de março de 2009 - 14h32
Com o objetivo de falar das perspectivas de negócios sustentáveis para a Amazônia e, principalmente, assinar protocolo de intenções com o Banco da Amazônia (BASA), no valor de R$ 814 milhões de reais, para o desenvolvimento de ações que possibilitem a aplicação de recursos disponíveis com eficiência, o governador Ivo Cassol se reuniu na manhã desta sexta-feira (20), com o presidente do BASA, Abidias José de Souza Junior; com o presidente da Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia), Denis Baú, além dos deputados federais Eduardo Valverde e Lindomar Garçom, deputados estaduais, secretários de Estado, autoridades e empresários do setor produtivo de Rondônia.
Durante uma breve explanação, o presidente do BASA mostrou através de gráficos o crescimento na cadeia produtiva do Estado de Rondônia quando comparado há anos anteriores, mas, principalmente, aos demais estados da federação brasileira.
O presidente agradeceu o esforço do Governo do Estado em trabalhar alinhado com o setor produtivo e segmentos governamentais. Ele também, anunciou mais quatro agências do BASA que serão implantadas em Porto Velho, Pimenta Bueno, Jaru e Extrema. "Contamos sempre com o Governo Estadual nessa parceria de crescimento do setor produtivo em todos os segmentos", frisou Abidias de Souza.
Para o presidente da Fiero, Denis Baú, é importante que o BASA monte na Casa da Indústria um posto avançado para agilizar os processos. "Ficamos contentes com o compromisso do BASA para com a produção agrícola e industrial do Estado de Rondônia", destacou o presidente.
Apesar do presidente do BASA já ter anunciado a implantação de mais quatro agências para Rondônia. Em seu pronunciamento, o governador Ivo Cassol, cobrou mais agências para atender melhor todas as regiões. "Precisamos de mais agências, principalmente pra região do Cone Sul. Porque a distância inibe e desanima o produtor de ir em busca do financiamento", alertou o governador.
Segundo ele, regiões como o município de Machadinho d' Oeste, que está se tornando um pólo regional por apresentar uma economia forte, e servir de linha para o estado do Amazonas, precisa urgentemente de uma agência. "São regiões que produzem muitome se tivesse uma agência produziria ainda mais", argumentou Cassol.
Na ocasião, o governador voltou a falar da mina de calcário que há um ano foi fechada pelo Ibama no município de Espigão do Oeste. "Já falei para o ministro e até para o presidente Lula, que se não for reaberta a exploração da mina com certeza haverá maior desmatamento em Rondônia, pois esse calcário serve para corrigir o solo das propriedades e, assim, evitar que os produtores desmatem", ressaltou o governador.
Sobre o Abidias anunciar que as quatro agências do BASA serão inauguradas até o final do ano, Cassol foi categórico. "É preciso que essas inaugurações sejam antecipadas para poder facilitar para os pequenos produtores", finalizou.
Fonte - Deccom
Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama
Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu
Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos