Domingo, 28 de novembro de 2010 - 08h09
O trecho da Avenida Farquar, entre as Avenidas dos Imigrantes e a Estrada do Belmont, que faz a ligação do bairro Nacional com o centro de Porto Velho, foi inaugurado na última sexta-feira, 26, pelo prefeito Roberto Sobrinho. O trecho de 856 metros foi entregue a comunidade todo asfaltado, com colocação de sarjeta, galerias pluviais, meio-fio e faixa divisória no meio da pista.
A obra consumiu cerca de R$ 3 milhões assegurados por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Miguel de Souza, mais a contrapartida da prefeitura de Porto Velho. Foi financiada pela Caixa Econômica Federal e executada em três etapas.
Participaram da solenidade, além do prefeito, os secretários municipais Ana Cristina (Fazenda), José Wildes (Agricultura e Abastecimento), Agnaldo Ferreira (Meio Ambiente), Marcelo Fernandes (Obras), Ian Kleber (Regularização Fundiária e Habitação), Itamar Ferreira (Transporte e Trânsito), Jair Ramires (Serviços Básicos), Sérgio Pacífico (Planejamento e Gestão), Fátima Ferreira (Educação) e os vereadores Pastor Delson, Cláudio da Padaria, Ramiro Negreiros, Jurandir Bengala, Chico Caçula e Epifânia Barbosa.
Ao falar sobre a obra, o prefeito Roberto Sobrinho lembrou que o asfaltamento desse trecho da Farquar esteve no discurso de todos os prefeitos que vieram antes dele, mas nunca chegou a sair do papel. “Era uma obra virtual que todo mundo prometia fazer, mas nunca fazia. E eu me lembro que em 2005, numa reunião realizada com os moradores do bairro Nacional, essa foi a principal reivindicação apresentada por eles”, disse o prefeito.
Roberto Sobrinho afirmou ainda que a pavimentação do trecho irá facilitar o deslocamento dos moradores, que antes tinham dificuldades de chegar ao centro da cidade, principalmente na época do inverno, por causa dos atoleiros e também do imenso lago que se formava no local. Em função de toda essa dificuldade, eles tinham que percorrer a Estrada do Belmont até a Costa e Silva e depois descer via Imigrantes ou Calama. Com a via pavimentada essa ligação passará a ser direto pela Farquar.
“E não é só isso. Essa obra irá contribuir para valorizar os imóveis da região e também para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram na área. Foi uma obra difícil em função dos vários problemas que surgiram durante o percurso. Problemas com a empresa e até os atrasos provocados pelas chuvas. Mas felizmente conseguimos superar todas essas dificuldades e entregar a população esse prolongamento da farquar todo pavimentado”, adiantou o prefeito.
Roberto Sobrinho lembrou também que as intervenções que a prefeitura está fazendo na zona Norte da cidade, principalmente nos bairros Nacional, Costa e Silva e São Sebastião I e II estão provocando uma mudança radical naquela região da cidade. E no próximo ano, a intenção é avançar mais em obras de infraestrutura no bairro Nacional.
O vereador Cláudio da Padaria, parabenizou o prefeito pela determinação de vencer todos os entraves e entregar a obra à população, destacando o feito e afirmando que depois dos viadutos, a pavimentação da Farquar é a obra mais importante da atual administração municipal. “Isso aqui é um sonho que foi realizado. Quando ninguém acreditava que a obra fosse sair, o prefeito veio e provou o contrário”, frisou.
O secretário Marcelo Fernandes, lembrou que a via tem 12 metros de largura e consumiu toneladas de aterro para a formação da pista que passa pelo igarapé dos Inocentes. “Com os recursos provenientes da Caixa Econômica Federal foram construídas duas grandes galerias de bueiros, de concretos e colocados as linhas de manilhas. Com a contrapartida da prefeitura foi feita a preparação da sub-base e da base, etapas necessárias para receber o asfalto, além da própria pavimentação. Nessa última etapa, foram 15 dias de intenso trabalho”, afirmou o secretário.
Fonte: Joel Elias
Fotos: Frank Néry
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d