Porto Velho (RO) domingo, 22 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Avanços na Saúde reconhecidos por Vereadores


 
O salto de qualidade nos serviços oferecidos pelo governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), motivou a Câmara de Vereadores de Rolim de Moura a conceder ao secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, Moção de Aplausos.

A Moção de Aplausos foi proposta pelo vereador Sérgio Lopes (PSD) e foi aprovada por unanimidade pela Casa. De acordo com a proposta, a moção tem como objetivo reconhecer o trabalho realizado pelo Estado, representado por Pimentel, no setor de Saúde de Rondônia.

O texto destaca ainda a competência, dedicação e, sobretudo, o processo de humanização pelo qual setor vem passando no governo de Confúcio Moura. Durante seu discurso no plenário da Câmara de Vereadores, Sérgio Lopes fez questão de destacar que a Saúde pública de Rondônia estava na UTI quando o governador Confúcio Moura assumiu seu mandato. Hoje, segundo o vereador, apesar de muita coisa ainda precisar ser feita, é inegável o avanço e o salto de qualidade que o setor obteve nos últimos meses.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o reconhecimento é a maior confirmação de que o governo, com pulso forte e determinação, vem resgatando o setor de Saúde de Rondônia. A iniciativa, e os programas implantados, explica Pimentel, garantem à população não só atendimento de qualidade, mas principalmente uma Saúde mais humana que devolve ao cidadão seu direito à cidadania e resgata, também, sua dignidade.


FORÇA-TAREFA

Durante seu discurso, Pimentel destacou o compromisso do governo com os problemas enfrentados pelos municípios. Prova disso é a criação de uma força-tarefa para ajudar as cidades em estado de alerta a conter o aumento dos casos de dengue.

Números da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) apontam que de janeiro a outubro deste ano, mais de 12 mil casos da doença foram notificados. Deste total, mais de oito mil casos foram confirmados.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, o Estado trabalha para evitar um surto como o registrado em 2010. De acordo com Pimentel, nove cidades estão na classificação de risco porque apresentaram índice de quatro casos confirmados para cada 100 analisados.

De acordo com dados da Agevisa, no total de casos notificados (12194), aproximadamente 69,1 % (8.425) foram confirmados, sendo 45,2% destes por critérios laboratoriais e 48,7 % por clínico epidemiológico.

Fonte: Zacarias Pena Verde /  Sesau
 

Mais Sobre Política

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

Presidente Alex Redano entrega homenagens a personalidades civis e militares

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), comandou na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Casa de Leis, Sessão S

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

Cafeicultura rondoniense é destaque no desenvolvimento do estado com geração de emprego e renda, afirmou Cirone Deiró

“A comercialização da saca do café robusta beneficiado está em R$ 700 reais com uma produção estimada para a safra de 2022, de 2,49 milhões de sacas

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Lideranças do cooperativismo lançam pré-candidatura de Salatiel Rodrigues a deputado federal

Durante a Assembleia Geral Ordinária da OCB (AGO) que aconteceu no último dia 29, em Porto Velho, lideranças do cooperativismo do estado lançaram a

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

Vereador Fogaça indica compra de cinco ambulâncias para distritos de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Podemos) disse nesta terça-feira 17.05 que indicou à Prefeitura a compra de cinco ambulâncias para atendimento aos distrit