Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Avanços do TCE e MPC: Destaques na posse de dirigentes


 

Em solenidade prestigiada por autoridades civis e militares, foram empossados nesta sexta-feira (13), para mandato bienal (2014/15), os conselheiros José Euler Potyguara Pereira de Mello, como presidente do Tribunal de Contas (TCE-RO), Paulo Curi Neto, vice-presidente, e Edílson de Sousa Silva, corregedor-geral. Na mesma solenidade foi empossado, também para o biênio 14/15, o procurador Adilson Moreira de Medeiros como novo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC).Avanços do TCE e MPC: Destaques na posse de dirigentes - Gente de Opinião

A cerimônia foi realizada durante sessão solene especial no auditório do TCE, com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública, bem como de entidades classistas.

Seguindo o rito regimental, os membros do TCE e o procurador-geral de Contas foram empossados após fazerem o juramento e assinarem o termo de posse. Os avanços e conquistas alcançados tanto pelo Tribunal quanto pelo Ministério Público de Contas nos últimos tempos deram o tom dos pronunciamentos oficiais.

Inicialmente, a atual procuradora-geral do MPC, Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, agradeceu o apoio recebido do Colegiado de Procuradores de Contas, dos membros e servidores do TCE ao longo de seus dois mandatos (2010/11 e 12/13). Ressaltou a experiência vivida e citou algumas das conquistas obtidas pelo Ministério Público de Contas nesse período, especialmente aquelas que buscaram consolidar sua imagem como defensor da ordem jurídica e no combate aos atos de improbidade e de má gestão dos recursos públicos.

Já o novo procurador-geral do MPC, Adilson Moreira, falou da responsabilidade de assumir o cargo e enalteceu a gestão realizada pela atual procuradora-geral. “O MPC é um órgão reconhecido e consolidado”, disse, elencando alguns princípios e objetivos que devem pautar seu mandato, entre os quais, impessoalidade, legalidade, fortalecimento de parcerias com outras instituições fiscalizadoras, investimento maciço em ações de inteligência. “A fim de atender o apelo que vem das ruas por uma gestão pública melhor”, declarou.

BALANÇO

Já o conselheiro José Euler, que, em 2014/15, cumprirá seu terceiro mandato como presidente (além do atual, que termina no próximo dia 31, presidiu a Corte em 2006/7), iniciou sua fala agradecendo a ajuda recebida por parte dos demais pares, do MPC e de todos os servidores.

Aproveitou, ainda, para fazer um balanço resumido de algumas das ações que marcaram sua atual gestão, ancoradas, principalmente, nos objetivos traçados pelo Plano Estratégico da Corte para o período 2011/15, os quais fizeram com o TCE obtivesse, este ano, destaque na avaliação feita pela Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), relativamente à agilidade e qualidade dos TCs.

Citou também melhorias obtidas em áreas como informática, controle externo, capacitação, e em ações como os acordos de cooperação firmados com o TJ, o MP e a Polícia Civil, os investimentos em capacitação dos servidores do TCE e dos jurisdicionados, a realização do concurso público para contratação de novos servidores, o evento-celebração dos 30 anos do Tribunal de Contas, comemorados em 2013, e a implantação do processo eletrônico, focando, em especial, na redução do tempo de apreciação e julgamento processual.

“É importante destacar que todas essas ações foram tomadas de forma colegiada, com a chancela dos meus pares”, declarou o conselheiro Euler, enfatizando, ainda, o empenho de toda a Corte no propósito de cumprir sua missão, zelando pelo erário e, via de conseqüência, oportunizando um serviço público de melhor qualidade à população.

O exercício dos cargos tanto para os conselheiros empossados nesta sexta-feira quanto para o procurador-geral do MPC começa a partir de 1º de janeiro de 2014, estendendo-se até 31 de dezembro de 2015.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)