Sexta-feira, 6 de abril de 2007 - 16h34
Carolina Pimentel e Irene Lôbo
Agência Brasil
Brasília - Se a temperatura da Terra aumentar mais de 1,5 grau, cerca de 30% das espécies animais e de plantas poderão desaparecer do planeta, de acordo com a segunda parte do relatório Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) das Nações Unidas, apresentada hoje (6) em Bruxelas, na Bélgica.
Outro cenário do estudo é a redução das terras cultiváveis. No caso do Brasil, de acordo com a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Meio Ambiente (Embrapa) Magda Lima, as áreas para plantio de café poderão diminuir. "Continuando com o aumento da temperatura, poderá haver uma perda de áreas aptas à plantação de café. Outras culturas, outras espécies deverão ainda ser investigadas", disse, em entrevista à Agência Brasil.
Estudo realizado pela Embrapa mostra o que aconteceria com as culturas de café, feijão, soja, algodão, arroz, milho e cana-de-açúcar na hipótese da temperatura do planeta subir de 1° a 5,8°. No pior cenário, a produção de café cairia das atuais 30 milhões de sacas para 2,4 milhões de sacas dentro de 100 anos - um prejuízo e cerca de US$ 375 milhões.
"Mesmo no Sul, a gente vê hoje problemas com relação a áreas irrigadas, arroz irrigado. Sabemos que já existem problemas acontecendo em termos de seca no Rio Grande do Sul, eventos que reduzem a quantidade de água disponível para a cultura",alertou a pesquisadora que trabalha em Jaguariúna, interior do estado de São Paulo.
A segunda parte do IPCC trata dos impactos, adaptações e vulnerabilidades provocadas pelas mudanças climáticas no mundo. Produzido por 2.500 pesquisadores de 130 países, os estudos do IPCC serão divulgados em quatro partes. A primeira foi apresentada em Paris, em fevereiro deste ano, a segunda agora em Bruxelas, e a terceira ocorrerá na Tailândia, em maio.
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru

Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)