Sexta-feira, 24 de outubro de 2008 - 14h57
Mais de 150 servidores de diversos órgãos do Governo do Estado reuniram-se na manhã desta sexta-feira, no auditório da Representação de Ensino de Ji-Paraná (REN), com o gerente de cadastro do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon), Cilfarney Silva da Fonseca, para uma palestra de esclarecimento sobre a necessidade de recenseamentro/recadastramento dos 50 000 servidores estatutários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, e que deve estar concluído, impreterivelmente, até o próximo dia 31 de dezembro.
À frente da gerência de cadastro desde outubro de 2006, quando o Iperon passou a ser dirigido pelo professor César Licório, ex-secretário estadual de Educação, Cilfarney esclareceu inúmeras dúvidas dos servidores sobre os procedimentos para o recadastro funcional, a concessão e e o recálculo de benefícios e também apresentou em linhas gerais a situação atuarial do instituto, cujo Fundo Previdenciário é a fonte de recursos para o pagamento de aposentadorias e pensões devidas a todos os servidores inativos e seus dependentes, atuais e futuros.
Todos somos contribuintes, hoje, e beneficiários, amanhã, dos serviços do Iperon, que precisa alimentar sua base de dados com informações fidedignas e confiáveis, explicou o professor Cilfarney, funcionário de carreira desde 1985.
Ele informa que a primeira fase do cadastramento pode ser feita on-line, através de link aberto no site oficial do Governo do Estado www.rondonia.ro.gov.br
Depois, a entrega dos oito documentos que complementam o cadastro, como a certidão de efetivo exercício profissional e a declaração de vida e residência, pode ser feita em qualquer órgão estadual. O servidor tem fé pública, por isso, para desburocratizar o processo, abolimos a exigência de autenticação de cópias em cartório. Todo chefe de seção pode apôr o carimbo de confere com o original e despachar os documentos para Porto Velho via malote, resumiu.
Presentes à reunião, o secretário regional, Ari Saraiva, e a representante de ensino, Syneide Müller, destacaram a importância de o servidor providenciar até o final do ano a regularização de sua ficha funcional junto ao instituto, e colocaram à disposição de todos a infra-estrutura da REN e do Shopping Cidadão.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o projeto de lei 1290/26 de autoria do deputado estadual Delegado Camargo (Podemos) que concede anistia

Assembleia Legislativa lança plataformas de streaming ‘Fala Deputado’ e Elero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) lançou, na última quarta-feira (8), no plenarinho da Casa de Leis, as plataformas de streaming “Fala

Nesta segunda-feira, 13 de abril, o plenário do Senado Federal realizará uma sessão solene pelo tricentenário de fundação de Fortaleza, que tem raíz

A Câmara dos Deputados aprovou, em Brasília, o regime de urgência do Projeto de Lei nº 539/2024, conhecido como PL da Cabotagem Aérea, marcando um a
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)