Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Audiência de Conciliação sobre a Greve do DETRAN/RO


Na Manhã de ontem quinta-feira (30), em audiência de conciliação no TJ/RO, marcada pelo Desembargador Renato Mimessi, reuniram-se de um lado os diretores sindicais representando a categoria de servidores do DETRAN/RO e de outro lado os representantes da Diretoria da Autarquia e do Governo do Estado. Na ocasião, após serem interpelados pelo Desembargador, a diretoria sindical informou que realizou Assembleia Geral Extraordinária no dia 29 de janeiro, com os servidores do DETRAN/RO, onde elaborou-se contraproposta visando restabelecer negociação com a entidade patronal.

Com o intuito de pontuar o conflito, o referido desembargador propôs que houvesse a suspensão dos dissídios ajuizados por ambas as partes e a suspensão do movimento, até que se formalizassem os tramites do acordo coletivo. Diante da proposta, o sindicato acatou quanto ao prazo, contudo, informou que a deflagração da greve foi feita pelos servidores em assembleia, e somente uma outra assembleia poderia acatar a suspensão e que isso está em lei e precisa ser cumprido. Sem se importar com essa legalidade, a Diretoria do DETRAN pôs fim a qualquer possibilidade de negociação, finalizando a audiência sem acordo entre as partes. Essa reunião é apenas um reflexo de toda a legislação que está sendo descumprida dentro da Autarquia com conivência do Governo do Estado.

Se questionou na ocasião a realização de Concurso Público, que está sendo feito sem o devido planejamento, com pouquíssimas vagas para atender ao estado e sem ter todos os cargos que atenda a finalidade do órgão, exemplificando o caso da fiscalização de trânsito que vêm sendo realizada de forma irregular, por falta de pessoal, onde pessoas que não tem atribuição legal para abordar, verificar documentos de veículos e habilitação e ainda por cima lavrar os autos de infração. Há casos de multas que são preenchidas e assinadas por duas pessoas diferentes.

O mais grave é quando a assinatura da Multa é feita por pessoas sem competência, o que contraria o Código de Trânsito Brasileiro. Essa situação, além de tornar a multa inválida, faz com que se tenha um grande desperdício do Dinheiro Público, já que existe um alto gasto para que essas blitz ocorram, na capital e principalmente no interior do Estado. A Direção do Detran não se manifestou sobre isso e alegou apenas que o sindicato está sendo contra o concurso.

Outro ponto que causou impasse foi a Gratificação de Trânsito percebida pela categoria que está é concedida com valores diferentes sem qualquer justificativa. Quando a Diretoria do DETRAN foi questionada sobre não ter obedecido ao princípio da igualdade e da legalidade, ameaçaram cortar o ganho, justificando-se que não importa se houve erro de elaboração dos gestores e que é melhor cortar do que a Diretoria do DETRAN responder por uma improbidade administrativa.

Alegou-se ainda a lei de responsabilidade fiscal e a falta de recursos para sanar essa irregularidade. Segundo o presidente do SINSDET/RO, Carlos André, a categoria reafirma sua luta na defesa do cumprimento da legalidade e da boa gestão dos recursos públicos resultando no bom atendimento à população. É lamentável ver a forma como o governo ignora as negociações e o direito legitimo de reivindicação dos servidores, visto que o DETRAN/RO, junto com o governo do Estado deixou claro que não está aberto a negociações quanto a cumprir a legalidade da gratificação.

A greve continua pela reabertura efetiva de negociações! – Desabafou o presidente Carlos André.

Fonte:Carlos André - Presidente dos SINSDET/RO (Sindicato dos Servidores do DETRAN RO

Mais Sobre Política

Deputado Cirone Deiró anuncia sessão solene da Assembleia Legislativa, em Cacoal

Deputado Cirone Deiró anuncia sessão solene da Assembleia Legislativa, em Cacoal

“Homenagear os pioneiros, profissionais liberais, empreendedores, agricultores, cafeicultores, professores, servidores públicos, empresários e insti

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Com recursos indicados pela deputada Mariana Carvalho, obras na Estrada dos Periquitos são iniciadas

Uma parceria entre a deputada federal Mariana Carvalho e a Prefeitura de Porto Velho vai garantir a completa revitalização e urbanização da Estrada do

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

Presidente Alex Redano critica demora da empresa em iniciar construção da ponte do rio Jamari, ligando a Alto Paraíso

A paralisação das obras de construção da nova ponte sobre o rio Jamari, na RO-459, ligando Alto Paraíso à BR-364, que teve a ordem de serviço assina