Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Audiência Concentrada no Lar do Bebê atende 35 famílias


O Lar do Bebê, da Prefeitura de Porto Velho, recebeu ontem, quarta-feira, 09, a audiência concentrada, organizada por diversas secretarias municipais, pela Justiça da Infância e Juventude, Ministério Público e Defensoria Pública que tem como objetivo agilizar a reinserção de crianças ou adolescentes às suas famílias de origem, ou familiares extensivos (outros parentes) e em último caso a famílias substitutas (adotivas). Nesta audiência foram atendidas 35 famílias no local.

A secretária municipal de Assistência Social, Edna Vasconcelos explica que a prefeitura possui quatro instituições de acolhimento e quando as crianças são encaminhadas para estes locais inicia-se um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares. “E este trabalho começa assim que estes menores são recebidos e fazemos um levantamento das necessidades e buscamos sanar de forma em que a criança permaneça o menor tempo possível na instituição”, disse.

A diretora do Lar do Bebê, Salete Paganini, fala que a instituição está atualmente atendendo a 55 crianças e explica que o os critérios para reintegração é que a família tenha um mínimo de estrutura material, emocional e afetiva. “Quando identificamos falta de estrutura, a prefeitura se disponibiliza a atender com o auxílio aluguel e inscrevemos estas famílias nos programas sociais da Semas. Além de uma análise realizada, por meio de várias visitas, pelos os psicólogos e assistentes sociais sobre a afetividade desses pais e parentes para com as crianças e adolescentes”, conta.

Nova Lei

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomenda que as audiências concentradas devem ocorrer periodicamente para proporcionar a melhoria do atendimento à crianças e adolescentes em instituições de acolhimento, e principalmente, diminuir o tempo em que estas crianças permanecem nestes locais. A Nova Lei da Adoção Lei 12.010/09, determina a revisão, a cada seis meses, da situação das crianças e adolescentes acolhidos.

Marcos Tessila, promotor da Infância e Juventude, disse que as audiências concentradas acontecem duas vezes ao ano, mas que diariamente são trabalhados diversos casos para que não haja morosidade nas decisões. “Concentramos todos os envolvidos, poder público e famílias. Caso não haja a reintegração, começa o processo de adoção. Lembrando que adoção não é caridade e sim para aqueles que desejam realmente ser pais”, comenta.

A comitiva já esteve na Casa Juventude que atende meninos de 12 a 17 anos; na Casa Moradia, para meninas 12 a 17; e na Casa Cosme e Damião que atende meninos de 07 a 12.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)