Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Atingidos pela Barragem marcham pela cidade de P.Velho


O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) iniciou na manhã dessa quinta-feira (29), uma marcha com mais de 300 atingidos por Santo Antonio na cidade de Porto Velho. Os manifestantes repudiam a concessão de licença de operação à Santo Antonio Energia e também denunciam as violações de direitos humanos nos Reassentamento construídos pela concessionária e nas comunidades atingidas.

Participam do ato atingidos vindos dos reassentamentos de Santa Rita, Marinhos, São Domingos, Riacho Azul e Joana D’arc, além das comunidades de São Carlos, Projeto de Assentamento Rio Madeira, Jamari, Terra Caída e Cuniã, da região do Baixo Madeira. Os manifestantes se concentram em frente ao Ibama de Rondônia.

O Movimento reivindica igualdade de direitos para todos os reassentados, já que são atingidos pela mesma barragem. O MAB também exige o cumprimento do Plano Básico Ambiental, segundo o qual as famílias remanejadas devem viver em condições iguais ou melhores às anteriores à construção da barragem.

Estudo recente feito pela própria Santo Antonio Energia constatou que os atingidos tiveram piora no nível de vida e geração de renda nas comunidades remanejadas. Cerca de 74% dos atingidos afirmam que sua situação em relação ao trabalho e renda piorou. Mesmo conhecendo essas informações, o Ibama emitiu a licença de operação.

Para enfrentar esses problemas, o MAB exige:

Prorrogação da verba de manutenção: Que o auxilio dado às famílias (verba de manutenção) seja prorrogado até que elas tenham capacidade de produzir e sobreviver com a renda a partir de sua própria produção.

Terra preparada: Que todas as famílias tenham sua área de produção individual totalmente preparada, mecanizada e em condições de produzir.

Água para todos: Que todas as famílias de todos os reassentamentos tenham um poço artesiano de qualidade e uma caixa de cinco mil litros para o abastecimento de água satisfatório tanto para consumo quanto para a produção.

Direitos iguais para todos reassentados: Que todas as áreas de reassentamento tenham os mesmo direitos: patrulha de máquinas agrícolas e todos os implementos, galpão, 50 hectares de terra para todos, estradas, moradias.

Concessão dos 40 hectares restantes de terra para cada família, que são de reserva legal e a empresa ainda não entregou. Até agora, as famílias só dispõem de 10 hectares.

Pagamento pela empresa de todas as contas referentes às tarifas de energia elétrica e de água até que as famílias tenham renda de sua produção.

Solução de todas as demais pendências existentes em cada reassentamento e nas comunidades atingidas pela obra.

Fonte: Walisson Almeida

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)