Sábado, 5 de setembro de 2015 - 05h03
Pacientes com transtornos mentais, vítimas de acidentes automobilísticos, domésticos, no trabalho, e até pessoas aparentemente sem problemas de saúde aumentam a frequência aos consultórios psicológicos do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), em Porto Velho. O número de pessoas atendidas subiu de 49 em fevereiro para 216 em julho, totalizando 856 desde o início do ano. A maioria mora em bairros da zona Leste.
De 98 atendimentos em fevereiro, o setor completou 244 em março, 270 em abril, baixou para 140 em maio, voltando a aumentar em junho: 191. Em julho alcançou 432, totalizando 1.375 nesse período.
Já o número de procedimentos em sessões diárias cresceu consideravelmente a partir de fevereiro, superado apenas pela fisioterapia adulto e infantil (9.547 procedimentos). Fonoaudiologia ocupa a segunda posição, com 1.338 no período de sete meses.
No total, em sete áreas de atividades, o Cero teve 13.199 pacientes e os procedimentos somaram 16.016, segundo a estatística fechada em 31 de julho.
“Adotamos nova conduta e começamos setembro com perspectivas de melhorar ainda mais”, comentou nesta terça-feira (1º) o coordenador Yargo Machado.
Na semana passada, ele havia confirmado o início do atendimento a pessoas com autismo. Esse transtorno de desenvolvimento geralmente aparece nos três primeiros anos de vida, comprometendo habilidades de comunicação e interação social.
As melhorias anunciadas pelo coordenador implicam também no aproveitamento do trabalho de estagiários acadêmicos de diversas instituições universitárias de Porto Velho. “Este Centro também é uma grande escola”, disse Machado.
Vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o Cero funciona na esquina das ruas Petrolina com a Barão do Amazonas, no bairro Mariana, zona Leste da Capital. A maioria dos pacientes pode chegar lá, valendo-se do microônibus que sai diariamente, às 7h30, do ponto em frente à Policlínica Oswaldo Cruz, nas proximidades do Hospital de Base.
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit

Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)