Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Atendimento ao público ampliado até 14h no Judiciário de Rondônia



A partir desta segunda-feira, 2, o expediente de atendimento ao público nas unidades do Poder Judiciário de todo o Estado será ampliado em uma hora. A mudança no horário foi decidida pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). O horário de funcionamento do Judiciário era das 7h às 13h, com a mudança, as pessoas que procurarem os serviços da Justiça Estadual terão até às 14h.

Segundo o Secretário Administrativo do Tribunal de Justiça, Leonardo Donato, a ampliação do horário de atendimento atende à Resolução 88 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece duas opções para o funcionamento do Judiciário nos estados: ou sete horas ininterruptas ou horário convencional, de oito horas, com intervalo ao meio dia.

Quando consultados sobre em que horário gostariam de trabalhar, servidores de todo o Estado se posicionaram para o expediente de sete horas corridas pelo turno da manhã: 84,1% dos servidores votou pelo horário de 7h às 14h.

Por conta dos questionamentos surgidos em todo o país com relação à Resolução 88, o Supremo Tribunal Federal (STF), a corte maior do país, se posicionou pelo arquivamento de um Mandado de Segurança, pedido pelo Executivo e Judiciário de Minas Gerais contra a resolução do CNJ que fixou a jornada de trabalho no Judiciário.

Além da necessidade jurídica em atender à Resolução do CNJ, que vale para todo o país, o horário corrido, em detrimento ao convencional, de oito horas, é também melhor para sociedade. A garantia é de um estudo da Secretaria Administrativa do TJRO. O novo horário reduz gastos naturais e materiais, que se transformam em ganhos para toda a sociedade. ¿A redução de gastos pode chegar 4 milhões de reais anuais¿, informou Donato.

Essa economia diz respeito às reduções na utilização de materiais, energia elétrica e nas despesas com o auxílio transporte. O percentual de economia, segundo o estudo, é de 34%. O meio ambiente também ganha, pois, além da diminuição do consumo, há impacto positivo sobre a emissão de gás carbônico, sem a necessidade de mais uma viagem de casa ao trabalho.


Mais acesso

Presente em 23 comarcas de Rondônia, o Poder Judiciário facilita o acesso das pessoas à Justiça com programas especiais, como a Operação Justiça Rápida Itinerante, Projeto Ressoar, operações do Comissários da Infância e Juventude e mutirões para agilizar a solução de conflitos judiciais. Os programas estão em sintonia com a Missão do PJRO, que é oferecer à sociedade efetivo acesso à Justiça. Aumentar ainda mais esse acesso é também meta estratégica do Judiciário, que além de manter a acessibilidade à Justiça onde já existem instalações físicas, quer elevar para 74% o acesso onde não há instalações do Judiciário, até 2018.

Fonte: Ascom TJRO
 

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)