Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS PM/BM DE RONDONIA - NOTA


A Associação dos Oficiais da PM/BM RO, em face dos pronunciamentos ocorridos na Assembléia Legislativa nos dias 04 e 05 do corrente mês, no plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e na Rádio Rondônia FM, vem a público se manifestar em apoio a Comandante Geral nos seguintes termos:
1. A CEL PM Angelina dos Santos Correia Ramires foi escolhida comandante geral da PMRO há mais de 04 anos pelos Exmº. Governador e o mesmo sempre tem demonstrado satisfação pelas ações desempenhadas pela mesma, motivo pela qual se encontra no cargo.
2. A Comandante em sua trajetória militar sempre foi uma pessoa educada e polida com seus pares, superiores e subordinados motivo pela qual sempre desempenhou funções de destaque seja no nível de comando de tropa seja de assessora em órgãos como Tribunal de Contas, entre outros e em cargos essenciais na estrutura da PMRO. 
3. As dificuldades vividas não só pela Polícia Militar, bem como pelos servidores públicos como um todo, porque não dizer a sociedade rondoniense, não é novidade para ninguém, haja vista as diversas atividades de entidades de classe tais como associações e sindicatos estarem na luta por melhores salários, condições de trabalho e na regularização de planos de carreira. Tais reivindicações sempre foram argüidas como incompatíveis com a arrecadação pelo chefe do executivo e, portanto, sobre melhoria salarial, coube a Comandante somente encaminhar propostas e apresentar a real situação junto ao Governador, o que bem sabemos tem ocorrido.
4. Não podemos esquecer que quando se está investido de função pública a preocupação em revestir tais atos com os requisitos legais é acima de tudo uma questão de lealdade para com quem o nomeou bem como a si próprio, pois os administradores passam, mas suas ações e as conseqüências deste ou daquele ato ficam.
5. Atualmente temos dois Deputados Estaduais, dois Secretários de Estado e mais duas funções com "status" de Secretário, ou seja, nunca tivemos neste tabuleiro tantas peças importantes para que a Polícia Militar pudesse crescer e resgatar direitos esvaídos ao longo tempo e entendemos que o diálogo e a união de todos leva a resultados positivos e que a divisão com certeza só contribui para o enfraquecimento da Instituição.
6. Por ser Militar e acreditar no sistema acredito que se ações da Comandante Geral não são suficientes ou eficazes cabe ao governador receber tais informações e realizar um juízo de valor, haja vista que em última escala é ele o responsável pela satisfação ou insatisfação que estaria ocorrendo na tropa, ou junto à comunidade no tocante a Segurança Pública. Responsabilizar a comandante por atos onde nem mesmo autonomia possui é no mínimo incoerente.
7. Oficiais da PMRO, bem como Praças, trabalham e trabalham muito para que a Corporação seja enaltecida, sejam eles Policiais do alto escalão, sejam eles Policiais mais modernos. As relações entre Oficiais e praças na Policia Militar sempre foram harmoniosas e cabe a cada um de nós agir de forma que seja sempre assim, como uma verdadeira família.
8. O respeito a que cada um fez jus tem que ser preservado, não importa o posto ou graduação, pois o respeito é para todos. Se hoje temos Soldado, Sargento, Coronel nas funções de Deputados e Secretários demonstra uma maturidade de nossa tropa e temos que entender estes fatos positivamente, evitando confrontos, haja vista o objetivo ser comum: o Bem estar do Policial Militar e da sociedade rondoniense.
9. Finalmente nesta nota quero apresentar nossa solidariedade a nossa Comandante Geral, sem entrar no mérito das declarações proferidas, demonstrar que o que ocorreu nesta semana é um alerta para a necessidade da união e do diálogo como forma de engrandecer a Polícia Militar e seus integrantes. Concito nossos Deputados Estaduais Wilber e Ezequiel, bem como todos nossos integrantes que estão em funções importantes por gozar de prestígio junto ao Governador e a todos Policiais, do mais antigo ao mais moderno, para que se unam, pois nossa instituição precisa e precisa muito e tem incontáveis dificuldades que precisam ser superadas.


Porto Velho, 06 de setembro de 2007.
Nilson Aparecido de Souza – Major PM
Presidente da ASOF

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl