Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Assinada ordem de serviço do Teatro de Porto Velho



Na noite de ontem (24) o governador Ivo Cassol, acompanhado da primeira dama Ivone Cassol, deu o pontapé para o reinício da construção do Teatro de Porto Velho com a assinatura da Ordem de Serviço, que dará continuidade as obras paradas há mais de uma década.

A solenidade foi bastante concorrida e reuniu centenas de pessoas entre autoridades civis e militares no terreno onde hoje existem apenas escombros e armações de concreto do Teatro Estadual, na Avenida Presidente Dutra, no bairro Pedrinhas. Entre elas estavam o vice-governador João Cahulla, o chefe da Casa Civil, Odacir Soares, o senador Expedito Júnior, os deputados federais Rubens Moreira Mendes e Eduardo Valverde, os secretários de Estado e os deputados estaduais Jidalias Tiziu, Jesualdo Pires, Miguel Sena e a comandante Geral da Polícia Militar, Angelina Ramires.

Para o secretário Estadual de Cultural, Esporte e Lazer - Secel, Jucélis Freitas, o evento marca um momento histórico para classe de cultura e artes cênicas, assim como toda a população de Rondônia. 

O que ainda impedia a retomada dos trabalhos era a escritura pública definitiva do terreno, uma medida para evitar problemas como ocorreu em 2007 entre o Exército e o Governo do Estado. Com o documento de doação da área da União ao Estado de Rondônia, a obra deve começar ainda este mês de julho. As armações serão reaproveitadas e a obra deve ser concluída no prazo de 18 meses.

A construção do Teatro Estadual será realizada sob fiscalização do Departamento de Obras e Serviços Público do Estado (Deosp). Avaliado em mais de R$ 17 milhões, montante este já depositado pelo Banco do Brasil na conta do Governo do Estado, o teatro foi projeto sob linha moderna com capacidade para aproximadamente 750 lugares. Possui saguão duplo, térreo e mezanino, com facilidade de acesso para portadores de necessidades especiais.

"Me sinto muito feliz de construir e realizar o sonho da população do estado. Em breve nossa capital vai ficar equiparada com as demais capitais do país, uma vez que era a única do Brasil que não tinha um Teatro, um espaço para as manifestações culturais. Depois de pronto, nosso Teatro terá capacidade de público bem maior que o Teatro Amazonas em Manaus, que possui 500 lugares. O nosso terá 700 lugares e mais uma sala para espetáculos pequenos com capacidade para 200 pessoas, além de salas para oficina de dança, cenário, iluminação e figurino. Será uma das mais modernas edificações do nosso estado, depois do Centro Político Administrativo", salientou o governador Ivo Cassol durante seu discurso.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)