Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ASSESFAM presta solidariedade à paralisação dos trabalhadores em Educação



ASSESFAM presta solidariedade à paralisação dos trabalhadores em Educação e reafirma reivindicações dos Militares


Na manhã desta terça-feira (30/03) lideranças da Associação das Esposas e Familiares de Militares (ASSESFAM) estiverem presentes na concentração dos trabalhadores em educação dentro da Assembléia Legislativa, prestando solidariedade à categoria, que mantém ASSESFAM presta solidariedade à paralisação dos trabalhadores em Educação - Gente de Opiniãovigília desde a tarde desta segunda-feira (29), exigindo que o governador estabeleça um canal de negociação.

Para a vice-presidente da ASSESFAM, Márcia Silva, é importante que o governo negocie com os trabalhadores da educação, pois a paralisação, além de legítima e justa, está causando sérios prejuízos para todas as famílias, que estão com seus filhos sem poder estudar, em função da intransigência do Estado que se recusa a atender a categoria.

Além da vice-presidente, estiveram presentes no movimento da educação outras dirigentes da Associação dos Militares, como Maria do Rosário, de Porto Velho e Ruth Braga, de Rolim de Moura. A ASSESFAM manifesta repúdio, também, contra a proposta de 4,5% de reajuste, considerada pela corporação como um verdadeiro constrangimento.

A ASSESFAM tem uma longa lista de reivindicações, que ainda não foram atendidas, como: não promoção dos militares mais antigos; quebra de hierarquia dentro corporação; precariedade dos quartéis e unidades militares; tratamento desumano e perseguições aos bombeiros.

Quanto à promoção de militares mais antigos, principalmente sargentos, a Comandante da PM teria relatado que não tem interesse de promovê-los, pois “eles não estão preparados e não saberiam preencher sequer um BOP”; sendo que ela teria recebido várias reclamações, principalmente de políticos. ASSESFAM repudia esta postura, pois a promoção é um direito dentro hierarquia militar.

Segundo as dirigentes da ASSESFAM, a grande expectativa na família militar é de que com a mudança de governador ocorra, também, uma troca no Comando da PM e no tratamento dispensado atualmente à tropa; que resgate a auto-estima dos militares, principalmente dos mais antigos, que também são concursados e habilitados em segurança pública. 

Fonte:  ASSESFAM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)