Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Asfalto novo exige cuidados, alerta Prefeitura


As obras de asfaltamento da Prefeitura de Porto Velho exigem cuidados dos moradores para proporcionar maior conforto à população e evitar prejuízos. Os recursos investidos não podem ser desperdiçados, por conta do uso inadequado da drenagem de águas pluviais e do próprio asfalto. Essa observação foi feita pelo prefeito Roberto Sobrinho, durante o final de semana, quando visitou a frente de trabalho de drenagem e pavimentação das ruas do bairro Agenor de Carvalho.

Um dos grandes problemas enfrentados pela Prefeitura é a destinação da água servida das casas, nas ruas que são asfaltadas. Como Porto Velho ainda não tem uma rede de esgoto, e a drenagem posta na rua é para o escoamento das águas da chuva, os moradores devem construir fossas e sumidouros, para evitar que a água utilizada nas residências seja jogada na rua, o que, com o tempo, deteriora o asfalto e provoca o surgimento de buracos.

Acompanhado do secretário municipal de Obras, Edson Silveira, o prefeito  ressaltou que, quando cada cidadão compra um quilo de carne, por exemplo, uma parte do valor pago pela mercadoria é referente a impostos que são distribuídos entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura. A parte que cabe à Administração Municipal é devolvida assim, em forma de benefícios à população. “Nós estamos fazendo a nossa parte, mas queremos que os moradores façam a sua”, disse o prefeito.

Só no bairro Agenor de Carvalho serão asfaltados 11.795 metros em dezoito trechos diferentes. O serviço é executado pelo 5ºBEC através de convênio com a Administração municipal e faz parte do programa de asfaltamento criado pelo prefeito Roberto Sobrinho, cuja meta é asfaltar 60 quilômetros só em 2007.

O secretário Edson Silveira pediu também a compreensão da população quanto aos transtornos até a finalização dos serviços. No final da obra, além da normalidade tráfego, os moradores serão beneficiados pela pavimentação das ruas, e, conseqüentemente, com a valorização dos imóveis; e, com o fim da poeira e da lama, mais qualidade de vida.

Panfletos de orientações

Para alertar a população sobre esta questão, a Secretaria Municipal de Obras prepara, através do seu Departamento de Engenharia, um material gráfico com orientações aos moradores sobre como fazer fossas e sumidouros e alertando da importância de fazê-lo para a conservação do asfalto e a melhoria da qualidade de vida de todos. “Nós vamos orientar primeiramente para evitar que seja necessário colocar a fiscalização na rua para reprimir as pessoas que jogam água servida na rua”, alertou Silveira.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

Deputada Cláudia de Jesus busca garantir psicólogos e assistentes sociais nas escolas estaduais

A necessidade de garantir equipes multiprofissionais nas escolas estaduais motivou a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) a solicitar, por meio d

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

Cristiane Lopes reage à suspensão de indenizações aéreas pelo STF e defende o PL 539 como solução para crise aérea

A deputada federal Cristiane Lopes reagiu à decisão do ministro Dias Toffoli, que suspendeu em todo o país os processos de indenização por atraso, a

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

Deputado Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos de história

O deputado estadual Eyder Brasil (PL) prestou homenagem à Escola Barão do Solimões, que completou 100 anos no dia 25 de agosto. A solenidade reuniu

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)