Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Asfalto novo exige cuidados, alerta Prefeitura


As obras de asfaltamento da Prefeitura de Porto Velho exigem cuidados dos moradores para proporcionar maior conforto à população e evitar prejuízos. Os recursos investidos não podem ser desperdiçados, por conta do uso inadequado da drenagem de águas pluviais e do próprio asfalto. Essa observação foi feita pelo prefeito Roberto Sobrinho, durante o final de semana, quando visitou a frente de trabalho de drenagem e pavimentação das ruas do bairro Agenor de Carvalho.

Um dos grandes problemas enfrentados pela Prefeitura é a destinação da água servida das casas, nas ruas que são asfaltadas. Como Porto Velho ainda não tem uma rede de esgoto, e a drenagem posta na rua é para o escoamento das águas da chuva, os moradores devem construir fossas e sumidouros, para evitar que a água utilizada nas residências seja jogada na rua, o que, com o tempo, deteriora o asfalto e provoca o surgimento de buracos.

Acompanhado do secretário municipal de Obras, Edson Silveira, o prefeito  ressaltou que, quando cada cidadão compra um quilo de carne, por exemplo, uma parte do valor pago pela mercadoria é referente a impostos que são distribuídos entre Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura. A parte que cabe à Administração Municipal é devolvida assim, em forma de benefícios à população. “Nós estamos fazendo a nossa parte, mas queremos que os moradores façam a sua”, disse o prefeito.

Só no bairro Agenor de Carvalho serão asfaltados 11.795 metros em dezoito trechos diferentes. O serviço é executado pelo 5ºBEC através de convênio com a Administração municipal e faz parte do programa de asfaltamento criado pelo prefeito Roberto Sobrinho, cuja meta é asfaltar 60 quilômetros só em 2007.

O secretário Edson Silveira pediu também a compreensão da população quanto aos transtornos até a finalização dos serviços. No final da obra, além da normalidade tráfego, os moradores serão beneficiados pela pavimentação das ruas, e, conseqüentemente, com a valorização dos imóveis; e, com o fim da poeira e da lama, mais qualidade de vida.

Panfletos de orientações

Para alertar a população sobre esta questão, a Secretaria Municipal de Obras prepara, através do seu Departamento de Engenharia, um material gráfico com orientações aos moradores sobre como fazer fossas e sumidouros e alertando da importância de fazê-lo para a conservação do asfalto e a melhoria da qualidade de vida de todos. “Nós vamos orientar primeiramente para evitar que seja necessário colocar a fiscalização na rua para reprimir as pessoas que jogam água servida na rua”, alertou Silveira.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)