Quinta-feira, 28 de outubro de 2010 - 13h15
Às vésperas da votação deste segundo turno, o candidato do PMDB ao governo de Rondônia, Confúcio Moura, está 21 pontos percentuais à frente do governador João Cahulla (PPS), conforme pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística (IRPE).
Considerados apenas os votos válidos – que é como opera a Justiça Eleitoral na apuração -, Confúcio Moura tem 60,5% das intenções de voto contra 39,5% do seu adversário.
Quando são computados todos os resultados, o candidato Confúcio Moura ainda se mantém muito à frente com 52,8% das preferências dos rondonienses contra 34,5% do oponente.
Neste caso, 7,9% dos eleitores responderam que ainda não decidiram em quem votar e 4,8% disseram que vão anular o voto ou votar em branco.
A pesquisa foi registrada no TRE-RO no dia 22/10, sob o número 31955/2010 e o trabalho de campo foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro.
Foram ouvidos 1450 eleitores em 15 municípios do Estado. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Tabela 01 – governo de Rondônia
|
Confúcio Moura |
João Cahulla |
Indecisos |
Brancos e Nulos |
|
Total Geral |
52,8 |
34,5 |
7,9 |
4,8 |
|
Somente votos validos |
60,5 |
39,5 |
- - |
- - |
O IRPE
Comandado pelo jornalista Dejanir Haverroth, de Vilhena, no 1º turno destas eleições o Instituto Rondoniense de Pesquisa e Estatística (IRPE) conseguiu a proeza de superar o badalado Ibope quanto aos prognósticos eleitorais este ano no Estado.
Tão logo a Justiça Eleitoral proclamou os resultados oficiais da primeira etapa do pleito, constou-se que o IRPE acertara a ordem exata dos votos para governador e senador.
A diferença prevista pelo Ibope entre o governador João Cahulla (PPS) e Confúcio Moura (PMDB), de apenas 1% em favor deste, foi calculada pelo IRPE em 9,5% dos votos válidos. A apuração mostrou Confúcio com 6,85% na frente do governista.
Fonte: Ascom
O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSD) segue atuando fortemente em busca de melhorias para a infraestrutu
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) voltou a debater, mais uma vez, o Plano de Carga
Em uma decisão alinhada com os anseios da população brasileira, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) votou a favor do requerimento de u
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató