Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Às vésperas da eleição governo do Estado tenta novo golpe contra trabalhadores


 
Sem dar a menor importância para possíveis reflexos negativos na campanha eleitoral do governador João Cahúlla, a Seduc tenta mais um golpe contra os professores.

Sem qualquer explicação, a secretária de Estado da Educação, Irani Freire Bento, tirou férias, talvez para não cumprir o enquadramento dos professores estaduais de acordo com o tempo de serviço, conforme determina o artigo 68 da Lei nº 420/2008 (Lei do Plano de Carreira).

Nesta quinta-feira, dia 07/10, os diretores do Sintero Manoel Rodrigues (secretário-geral) e Nereu Klosinski (secretário de Assuntos Jurídicos) procuraram a Seduc e foram recebidos pelo secretário-adjunto Pascoal de Aguiar Gomes, quando foram informados que a secretária Irani tirou férias por 30 dias, e que não há qualquer informação ou determinação para o enquadramento dos professores.

Em reunião realizada na Seduc no dia 15/09 com a secretária Irani Freire, o secretário Chefe da Casa Civil, Guilherme Erse, e a direção do Sintero, ficou definido que o governo faria um levantamento para saber o custo do enquadramento, e que se o impacto fosse inferior a R$ 1 milhão o governo enquadraria os professores e faria o respectivo pagamento.

No dia 23/09 Guilherme Erse se reuniu novamente com o Sintero e apresentou o resultado do levantamento, concluindo que para cumprir a lei o governo gastaria menos de R$ 1 milhão, portanto, dentro do compromisso firmado. O Chefe da Casa Civil disse, na oportunidade, que precisaria apenas de uma confirmação do governador João Cahúlla para cumprir o acordo.

No dia 25/09, por ocasião da 6ª Conferência Estadual dos Trabalhadores em Educação, o governador foi representado pela secretária Irani Freire e por Guilherme Erse. Diante de mais de 300 delegados de todo o Estado, Guilherme Erse, em nome do governador João Cahúlla e acompanhado da secretária Irani, confirmou que estava tudo resolvido, e que o enquadramento seria implantado em outubro.

Para surpresa da direção do Sintero, nesta quinta-feira, a Seduc informou que não há qualquer decisão sobre o enquadramento. O secretário-adjunto da Seduc, Pascoal de Aguiar Gomes, desautorizou Guilherme Erse e disse que o Chefe da Casa Civil não fala pela Seduc.

A direção do Sintero, por sua vez, deverá mobilizar os professores em todo o Estado para cobrar o cumprimento do acordo, pois, para o sindicato, a resposta obtida no dia 25/09 era a resposta oficial do governo, já que a secretária Irani Freire e o secretário Guilherme Erse eram os representantes do governador João Cahúlla na Conferência.

Fonte: Ascom/Sintero
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)