Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

As eleições de outubro


As eleições de outubro - Gente de Opinião

Sete meses e quinze dias nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e um vereadores que vão compor a Câmara Municipal de Porto Velho. Trata-se de mais uma eleição democrática. Em outubro, com a permissão Divina, participaremos de um momento extremamente importante na vida da nossa cidade.

Muitos, desde já, se apresentam como pretensos candidatos ao posto hoje ocupado pelo prefeito Hildon Chaves. Não custa repisar, contudo, que Porto Velho experimenta um período extremamente delicado. Dai por que a responsabilidade de cada um de nós, eleitores, de não deixar passar em brancas nuvens a oportunidade para extirpar pela raiz o que precisa ser arrancado e jogado fora.

Aproxima-se a hora da reflexão. Muito cuidado, eleitor! Não vamos alimentar com o nosso voto velhos e conhecidos lobos travestidos em pele de cordeiro, que torram carradas e carradas de dinheiro em campanhas milionárias e, o que é pior, sem nenhum pudor, numa afronta inominável, um acinte e uma agressão aos nossos mais elementares foros de cidadania, como se o interesse público nada significasse.

Gratifica-nos saber que o presidente do diretório municipal do MDB, Dirceu Fernandes, convidou o desembargador Walter Waltenberg, prestes a aposentar-se, para compor os quadros do partido. Não é preciso ser oráculo para saber que o convite tem a primazia de colocar o ex-presidente do tribunal de Justiça de Rondônia no ringue da disputa pela prefeitura da capital, o que, em se concretizando, será algo extremamente positivo, pois a politica precisa de homens da estirpe do doutor Walter, uma figura provecta, que construiu sua biografia pelo exemplo de trabalho e dedicação que ofereceu e continua oferecendo às gerações.

Já disse alguém, que os homens passam à história muito mais pela capacidade de sonhar e fazer, que pela avidez por mandar. Não é por acaso que a trajetória dos povos tem sido substancialmente marcada por ações que as tornam seus executores pessoas especiais, diferentes de seus contemporâneos. Apenas alguns desses seres privilegiados pela natureza desfrutam de outro privilégio, que os faz em vida uma legenda. Ligado, indissoluvelmente, ao estado de Rondônia e, de modo especial, ao município de Porto Velho, doutor Walter muito ainda tem para oferecer a este pedaço de chão.

O município de Porto Velho já foi muito agredido em sua história. É a hora da redenção. Não faça do seu voto instrumento de barganha, de toma-lá-dá-cá, do “é dando que se recebe”, dentre outras coisas do gênero.  Pense nisso, meu caro eleitor, antes de apertar os teclados da urna eletrônica, no pleito que se avizinha.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)