Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Articulação de Fátima garante ônibus escolar para 21 municípios de RO



O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) acaba de empenhar recursos no valor de R$ 4.517.800,00 (quatro milhões, quinhentos e dezessete mil e oitocentos reais) para 21 municípios de Rondônia comprarem veículos para transporte escolar, através do Programa Caminho da Escola, criado em 2007.

Os municípios beneficiados nesta etapa são Alvorada do Oeste; Ariquemes; Buritis; Cacaulândia; Campo Novo de Rondônia; Candeias do Jamari; Costa Marques; Cujubim; Governador Jorge Teixeira; Itapuã do Oeste; Jaru; Machadinho; Ministro Andreazza; Mirante da Serra; Monte Negro; Nova Mamoré; Nova União; Ouro Preto; Presidente Médici; São Francisco do Guaporé e Vale do Anari.

“Iniciamos um trabalho com as prefeituras e o FNDE em abril, focado no programa Caminho da Escola, com a meta de habilitar municípios que se encaixam nos critérios do programa. A assessoria técnica atuou todos esses meses, sob nossa orientação, para que tivéssemos agora esse resultado”, comemora a senadora Fátima. Serão adquiridos 25 veículos, para atender alunos do ensino fundamental que residem na área rural.

Segundo Fátima, os prefeitos estão sendo comunicados pelo FNDE e pelo mandato sobre o empenho, e logo irão assinar convênios. “O bom do Caminho da Escola é que a contrapartida dos municípios é de somente 2%. O programa está renovando a frota de veículos escolares no Brasil, atendendo municípios com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Seu objetivo maior é contribuir para a redução da evasão escolar, e é isso que motivou nossa articulação no FNDE”, diz a senadora.

Denúncia

O transporte escolar nas áreas rurais em Rondônia é um problema. Em junho, a senadora Fátima denunciou, no plenário, que o governo do Estado não está usando recursos de um outro programa do governo federal, o Plano Nacional de Transporte Escolar, PNATE.

“Todos os anos isso está acontecendo. O dinheiro cai na conta especifica do Estado, não é utilizado e no final do ano volta para o governo federal. Enquanto isso, os prefeitos fazem milagre com seus minguados orçamentos para bancar transporte de alunos matriculados na rede do Estado. A comunidade estudantil da zona rural sofre muito com a situação, se locomovendo em ônibus precários ou simplesmente deixando de ir à escola por falta de transporte", diz Fátima.

Fonte: Henrique Teixeira

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)