Sexta-feira, 20 de março de 2009 - 06h18
Uma equipe de engenheiros especialistas em recuperação de estrutura, indicada pelo Instituto de Engenharia de São Paulo, desenvolve trabalhos e projetos de reforço estrutural do edifício Aquarius Residence - interditado por ter apresentado problema em uma das pilastras de sustentação - cujo trabalho foi dividido em três fases: diagnostico, projeto de recuperação, e execução do reforço necessário.
Embora exista uma grande preocupação quanto à estrutura do prédio, o especialista em tecnologia e patologia de estrutura, engenheiro Egydio Herve (do Instituto de Engenharia de São Paulo), declarou que não houve nenhum fato novo após a rachadura ter sido detectada, ou seja, o prédio não sofreu variação estrutural e de alinhamento horizontal, fato esse, segundo comentou, constatado diariamente através de aparelhos especializados de monitoramente.
Egydio concorda com a preocupação quanto à estrutura do prédio, mas, afirma que as leituras feitas diariamente indicam que a construção continua estável. No entanto, o engenheiro acredita que todas as especulações serão explicadas a partir de um laudo definitivo sobre a edificação, após ser concluído todo o trabalho que a equipe está desenvolvendo.
Ao comentar sobre a interdição do prédio, o engenheiro não deixou dúvidas quando ao resultado, uma vez que o problema aconteceu. Porém, Egydio deixou claro que o relatório foi com base no fato constatado no momento em que a rachadura foi detectada. "Hoje, a situação é outra, pois foram tomadas providências imediatas. Já reforçamos o pilar que apresentou defeito e toda a estrutura também está passando por um processo minucioso de análise. A equipe de especialistas está desenvolvendo uma operação necessária para que o prédio fique em total segurança", disse Egydio.
Todos os trabalhos e projetos estão sendo colocados em prática sob os olhares dos futuros moradores que recebem informações sobre os trabalhos que estão sendo realizados. O pedido de assessoramente aos futuros moradores foi uma das principais determinações do dono do empreendimento, empresário Uirandê Castro, garantindo que todo o processo será transparente para que não haja dúvidas quanto à segurança e a recuperação do prédio.
O projeto de recuperação está sendo desenvolvido pelos engenheiros Elias Bernardo especialista em recuperação de estrutura (RJ), Maciel Cardoso tecnologista de concreto (RJ), José Candido responsável pelo Raio-X da edificação e o engenheiro Godart Sepeda da equipe de cálculo.
A Construtora afirma que o Empreendimento será entregue no prazo acordado em contrato sem qualquer prejuízo aos moradores.
Fonte - Paulo Ricardo DRT 552
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou neste domingo (19) seus 42 anos de existência, com uma programação que uniu cidadania, espor
Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026
O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele
Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos
O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden
Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) informa que está acompanhando a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17)