Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

AQUARIUS RESIDENCE - Engenheiro diz que medidas estão sendo tomadas



Uma equipe de engenheiros especialistas em recuperação de estrutura, indicada pelo Instituto de Engenharia de São Paulo, desenvolve trabalhos e projetos de reforço estrutural do edifício Aquarius Residence - interditado por ter apresentado problema em uma das pilastras de sustentação - cujo trabalho foi dividido em três fases: diagnostico, projeto de recuperação, e execução do reforço necessário.

Embora exista uma grande preocupação quanto à estrutura do prédio, o especialista em tecnologia e patologia de estrutura, engenheiro Egydio Herve (do Instituto de Engenharia de São Paulo), declarou que não houve nenhum fato novo após a rachadura ter sido detectada, ou seja, o prédio não sofreu variação estrutural e de alinhamento horizontal, fato esse, segundo comentou, constatado diariamente através de aparelhos especializados de monitoramente.

Egydio concorda com a preocupação quanto à estrutura do prédio, mas, afirma que as leituras feitas diariamente indicam que a construção continua estável. No entanto, o engenheiro acredita que todas as especulações serão explicadas a partir de um laudo definitivo sobre a edificação, após ser concluído todo o trabalho que a equipe está desenvolvendo.

Ao comentar sobre a interdição do prédio, o engenheiro não deixou dúvidas quando ao resultado, uma vez que o problema aconteceu. Porém, Egydio deixou claro que o relatório foi com base no fato constatado no momento em que a rachadura foi detectada. "Hoje, a situação é outra, pois foram tomadas providências imediatas. Já reforçamos o pilar que apresentou defeito e toda a estrutura também está passando por um processo minucioso de análise. A equipe de especialistas está desenvolvendo uma operação necessária para que o prédio fique em total segurança", disse Egydio.

Todos os trabalhos e projetos estão sendo colocados em prática sob os olhares dos futuros moradores que recebem informações sobre os trabalhos que estão sendo realizados. O pedido de assessoramente aos futuros moradores foi uma das principais determinações do dono do empreendimento, empresário Uirandê Castro, garantindo que todo o processo será transparente para que não haja dúvidas quanto à segurança e a recuperação do prédio.

O projeto de recuperação está sendo desenvolvido pelos engenheiros Elias Bernardo – especialista em recuperação de estrutura (RJ), Maciel Cardoso – tecnologista de concreto (RJ), José Candido – responsável pelo Raio-X da edificação e o engenheiro Godart Sepeda – da equipe de cálculo.

A Construtora afirma que o Empreendimento será entregue no prazo acordado em contrato sem qualquer prejuízo aos moradores.

Fonte - Paulo Ricardo DRT 552

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)