Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

APROVADOS NOVOS CARGOS PARA SEFIN E SEDAM



Os deputados, em sessão plenária da Assembléia Legislativa, aprovaram projetos de leis, de autoria do Poder Executivo, que extingue, transforma e cria cargos de direção superior na estrutura das Secretarias de Finanças e, também, da de Desenvolvimento Ambiental. As modificações objetivam melhorias na estrutura administrativa dos órgãos públicos no atendimento a demandas específicas em funções estratégicas.

Para a SEFIN, foram criados os cargos de diretor da administração e finanças (CDS 17), assessor técnico (CDS 19) e assessor especial II (CDS 16), sendo extinto do anexo II da lei Complementar 224/04/2000 o cargo de gerente de programa 3 (CDS 13), enquanto que o cargo de coordenador-geral da receita estadual passa a vigora com a simbologia CDS 20, já que era CDS 19.

A SEDAM ganhou 20 novos cargos: 10 – assessor especial II (CDS 15), 05 – assessor (CDS 14), 03 – gerente III (CDS 13), e 02 – gerente IV (CDS 12).

ALE APROVA ALTERAÇÕES EM LEI QUE INSTITUI O ICMS

Com o propósito de atualizar e adequar às situações previstas pela legislação, doutrina e jurisprudência nacionais, as normas e procedimentos de apreensão de bens e mercadorias efetuados pela fiscalização tributária, bem como sua destinação legal, a Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou as alterações propostas pelo Poder Executivo à Lei 688/27/12/1996 que versa sobre o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS).

A fiscalização e orientação sobre o imposto competem, vinculada exclusivamente, à Coordenadoria da Receita Estadual, através do corpo funcional de auditores fiscais de tributos estaduais lotados e em exercício nas suas unidades, reservando-se ao coordenador-geral da receita estadual o relacionamento e tomada de decisões junto aos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual e municipal, direta e indireta, segundo o novo texto da lei 688, é o que passa a vigorar a partir de agora.

Entre as alterações apresentadas pelo Poder Executivo e aprovadas pelos deputados estaduais, consta que as mercadorias apreendidas serão encaminhadas para venda em leilão público pela autoridade responsável por sua guarda e depósito, na forma da lei, quando se caracterizar a condição de mercadoria abandonada pelo proprietário.

Já as mercadorias de fácil deterioração e os semoventes apreendidos cuja liberação não ocorrer no prazo de 72 horas, serão encaminhados para leilão, enquanto que os alimentos perecíveis adequados para consumo, bem como os pequenos animais destinados à alimentação, serão doados para instituições filantrópicas, escolas ou entidades assistenciais, conforme decisão do delegado regional da jurisdição ou autoridade superior, mediante requerimento do interessado, ficando extinto o crédito tributário decorrente da autuação.

À Coordenadoria de Material e Patrimônio da Secretaria de Estado da Administração, obedecidas às formalidades legais, serão encaminhadas as mercadorias e bens que se constituam em prova de infração às disposições da legislação do imposto.

As alterações sugeridas pelo Poder Executivo e aprovadas pela Assembléia Legislativa têm como finalidade maior modificar dispositivos que tratam da destinação legal dos produtos das apreensões, acelerando os processos de licitação por meio de leilão e prevendo a possibilidade de incorporação ao patrimônio público de bens arrematados para a utilização nas repartições ou distribuição para entidade de utilidade pública na área de educação e de assistência social.


Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan

Gente de Opinião Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)