Terça-feira, 26 de agosto de 2008 - 13h43
A Associação dos Produtores e Comunidades da BR-319 e Alto Mucuim (APROCOM) protocolou ontem (25), no Ministério Público Federal (MPF), uma carta requerendo providências do órgão em relação ao Programa Luz para Todos, ao mesmo tempo em que agendou audiência com o procurador federal Reginaldo Pereira da Trindade, para a próxima quinta-feira (04), às 9h, para relatar a grave situação da comunidade e possíveis abusos cometidos pelos gestores deste programa de trabalho federal em Rondônia.
De acordo com o documento assinado pelo presidente da APROCOM, Salvador Sebastião Fagundes, os serviços para atendimento a esta comunidade (BR-319) já foram licitados e contratados por duas vezes, conforme informações da própria Coordenação do Programa, que, no entanto, se limita a atender a comunidade do Joana D'arc igualmente merecedora do benefício - mas infinitamente menor do que a comunidade produtiva da rodovia federal, que abriga também dois núcleos urbanos (Vila do Km 46 e Vila Assuãnópolis, Km 70), que vivem em desespero para atender as crianças matriculadas nas duas escolas, e ao Posto de Saúde, no que diz respeito à merenda escolar e medicamentos que não podem ser estocados por falta de energia elétrica.
Para o Plínio Cella, vice-presidente da entidade, é preciso demonstrar para as autoridades que a comunidade da BR-319 é a mais antiga e populosa de toda aquela região, e não há motivo para ser discriminada "legalmente" pela CERON. Segundo ele, após a audiência com o Procurador do Ministério Federal, ele, o presidente, Salvador Sebastião Fagundes, e o secretário-geral da APROCOM, José Pereira Dantas, vão à Coordenação do Luz para Todos tentar uma reunião com os gestores do programa, e esta reunião pode definir a situação do fechamento ou não da BR-319.
O resultado desta reunião será extremamente importante, visto que a Associação dos Produtores Rurais da Gleba Cuniã e Associação dos Produtores Rurais de Silveira e São Miguel manifestaram interesse em participar do ato de fechamento da BR-319, em protesto contra o Luz para Todos, e segundo se confirmou, tão logo for definida a data, pelo menos três ônibus farão o transporte os produtores. "Tudo isso, naturalmente, se não houver uma posição afirmativa da CERON", disse Plínio Cella, ressaltando que caso ocorra a rodovia será trancada em dois pontos no Km 4,5 (Jatuarana) e no Km 42, no Idaron.
Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland