Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aposentadoria não é punição para juízes acusados de corrupção, diz diretor do Foro do DF


José Carlos Mattedi 
  Agência Brasil

Brasília - Os magistrados envolvidos em atos de corrupção não podem ser aposentados como medida de punição, pois acabam "beneficiados", afirmou o juiz federal Alexandre Vidigal, diretor do Foro da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Em entrevista à Rádio Nacional de Brasília, ele acrescentou que "esses episódios incomodam e abalam a imagem do Judiciário". E argumentou: "Somos uma instituição em que a sociedade tem de confiar, sem qualquer dúvida quanto à sua capacidade de prestar um serviço sério, honesto e inquestionável".

Segundo Vidigal, só a Justiça Federal tem mais de 1.200 juízes: “São casos isolados e o Judiciário é uma instituição, como qualquer outra, formada por homens sujeitos a cometer erros. Mas não deveriam: esses erros acabam resvalando na imagem da instituição”.

Quanto ao fato de magistrados terem o direito a um salário pago pelos cofres públicos, após a aposentadoria por irregularidades graves, considerou um “privilégio”. E acrescentou: “Isso não é adequado a um Estado democrático, aos avanços que temos numa sociedade que se pretende justa. Não há que se defender hoje esse tipo de pena como a mais adequada. Mas nada impede que a sociedade se manifeste e se mobilize para acabar com esse tipo de benefício".

 

 

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)