Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Aposentadoria não é punição para juízes acusados de corrupção, diz diretor do Foro do DF


José Carlos Mattedi 
  Agência Brasil

Brasília - Os magistrados envolvidos em atos de corrupção não podem ser aposentados como medida de punição, pois acabam "beneficiados", afirmou o juiz federal Alexandre Vidigal, diretor do Foro da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Em entrevista à Rádio Nacional de Brasília, ele acrescentou que "esses episódios incomodam e abalam a imagem do Judiciário". E argumentou: "Somos uma instituição em que a sociedade tem de confiar, sem qualquer dúvida quanto à sua capacidade de prestar um serviço sério, honesto e inquestionável".

Segundo Vidigal, só a Justiça Federal tem mais de 1.200 juízes: “São casos isolados e o Judiciário é uma instituição, como qualquer outra, formada por homens sujeitos a cometer erros. Mas não deveriam: esses erros acabam resvalando na imagem da instituição”.

Quanto ao fato de magistrados terem o direito a um salário pago pelos cofres públicos, após a aposentadoria por irregularidades graves, considerou um “privilégio”. E acrescentou: “Isso não é adequado a um Estado democrático, aos avanços que temos numa sociedade que se pretende justa. Não há que se defender hoje esse tipo de pena como a mais adequada. Mas nada impede que a sociedade se manifeste e se mobilize para acabar com esse tipo de benefício".

 

 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)