Quarta-feira, 10 de março de 2010 - 06h03
O prefeito Roberto Sobrinho recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (8), mulheres que estão à frente da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae). Elas solicitaram ajuda da Prefeitura para salvar a instituição e garantir atendimento de qualidade a quase 100 crianças que dependem de assistência. “A Apae está no vermelho e prestes a ser despejada, pois não tem condições sequer de pagar o aluguel do prédio onde está instalada, em frente à policlínica Ana Adelaide”, desabafou a presidente Gilca Moraes da Silva. O estado de calamidade é atribuído à antiga gestão, que perdeu até os convênios.
Sede própria e alimentação para os alunos são as principais necessidades da Apae atualmente. No entanto, a instituição também precisa de funcionários e recursos para fazer manutenção no ônibus que transporta os estudantes. “Somente com água, luz, telefone, aluguel e funcionários nossas despesas chegam a R$ 18 mil”, afirmam as gestoras. Além de levantar recursos para cobrir esses custos, a Apae precisa quitar uma dívida de R$ 60 mil. Gilca explicou que a Apae tem um terreno que foi doado pela prefeitura, mas não dispõe de recursos para construir a sede, com instalações apropriadas para atender os excepcionais. A procura por atendimento é grande. Existem 200 crianças na fila de espera, mas a instituição não tem como recebê-los.
Roberto Sobrinho ficou muito sensibilizado, ouviu atentamente as reivindicações, fez perguntas e anotações. O prefeito demonstrou interesse em ajudar, mas precisa conversar com sua equipe técnica e em breve dará a resposta. “A Apae é uma instituição que exerce papel de suma importância na nossa cidade, dando atenção especial aos excepcionais. Essas crianças precisam ter a atenção que merecem” comentou.
Participaram da reunião com o prefeito, além de Gilca Moraes, a secretária da Apae, Auxiliadora Modesto; a orientadora Lia Uchoa e a representante do setor de convênios, Silmara Nunes. Todas ficaram otimistas com a possibilidade de firmar parceria com a prefeitura.
Fonte: Augusto José
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