Quarta-feira, 9 de dezembro de 2009 - 15h00
Agricultores familiares minifundistas poderão ser equiparados aos estabelecimentos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária. É o que propõe o deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO), por meio de Projeto de Lei 6528/2009, de sua autoria.
O Projeto de Lei prevê que as propriedades minifundistas (até um módulo fiscal) sejam igualadas aos estabelecimentos beneficiários do programa de Reforma Agrária para fins de crédito agrícola no âmbito dos Fundos Constitucionais do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste.
De acordo com o deputado Anselmo pretende-se oferecer instrumento para a contenção do que ele caracteriza como “fenômeno social preocupante”, que é o processo de definhamento do universo das pequenas propriedades rurais, em especial daqueles com áreas menores que dez hectares. Esta constatação é tida dos resultados do Censo Agropecuário de 2006.
Segundo o Censo Agropecuário houve declínio em escala nacional do número total de estabelecimentos no comparativo dos anos de 1996 a 2006 e a área acumulada por estas propriedades, em 2006, foi a menor de toda a série. Mas foi nas regiões Norte e Nordeste os maiores índices de queda.
O deputado Anselmo aponta que nos casos das regiões Norte e Nordeste, as políticas de estímulo para agricultura familiar não tem sido suficientes para fortalecer a capacidade produtiva dessa faixa de estabelecimentos.
A iniciativa, para Anselmo, pode ser relevante para tonificar a capacidade de resistência desse segmento da agricultura familiar.
Fonte: Luciane Machado
Durante audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, a deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista-RO) fez um discurso contra o Ministér
Com apoio de Maurício Carvalho, Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia avança após decisão do TCU
Obra vai ligar Guajará-Mirim (RO) à cidade boliviana de Guayaramerín. Deputado Maurício Carvalho comemora a decisão e classifica o avanço como histó
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c