Porto Velho (RO) domingo, 15 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Anselmo de Jesus propõe o Dia Nacional do Mototaxista



A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou ontem, dia 05 de junho, o Projeto de Lei nº 1391 de 2007, de autoria do Deputado Anselmo de Jesus (PT/RO), que estabelece o dia 24 de setembro como sendo Dia Nacional do Mototaxista.

Para o parlamentar de Rondônia, "é impossível não reconhecer e valorizar a atividade desses profissionais que, ainda aguardando a regulamentação de sua carreira pelo poder público, já se fazem presente no dia-a-dia da sociedade brasileira".

Atualmente no Brasil a profissão de mototáxi, atividade exercida predominantemente por jovens, consolidou-se nos mais diversos centros urbanos de todo o país, em especial nas regiões menos assistidas pelo poder público, constituindo uma realidade irreversível no transporte de passageiros.

O projeto agora segue para apreciação do Senado Federal.

Regulamentação

O debate sobre a regulamentação do serviço de mototáxi e motoboy tem sido uma das defesas do deputado desde seu primeiro mandato, tendo proposto o projeto de lei nº 2901/2004, que regulamenta o serviço, disciplinando o funcionamento do mesmo. "Esse transporte alternativo está em expansão tanto nas grandes como nas médias cidades, o que requer regulamentação em nível federal", informou Anselmo.
O PL 2901/2004 ainda aguarda por apreciação da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Reboque

Outro projeto de lei do deputado Anselmo que tem avançado na Câmara Federal, tendo sido aprovado recentemente pela Comissão de Viação e Transportes, refere-se a alteração no Código de Trânsito Brasileiro para permitir o uso de reboque ou semi-reboque em motocicletas, motonetas e ciclomotores, desde que regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Projeto de Lei nº 645 de 2007.

Segundo o parlamentar de Rondônia, o projeto vem oportunamente corrigir uma distorção do próprio código de trânsito, uma vez que este reconhece a possibilidade das motocicletas e similares transportarem um volume de carga compatível com a sua capacidade de tração ao permitir o acoplamento de carros laterais (sidecar) às motos.

Anselmo lembra que o transporte de pequenas cargas, efetuado por motos, é atualmente o mais utilizado na Região Norte do país, com crescente uso para fins comerciais, servindo como ferramenta de trabalho com soluções ágeis em transporte e serviços.

O projeto espera apreciação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
 
Fonte: Luciane Machado

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári